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5 dicas para otimizar a campanha de newsletter da empresa

campanha de newsletter

Se você chegou até esse post é porque já sabe que o e-mail, quando estruturado em newsletters consistentes, protagonizam bons resultados na era digital. Essa simples e acessível ferramenta é capaz de transformar um investimento de 1 dólar em um retorno de 43 dólares, segundo pesquisa americana da Direct Marketing Association. Fora isso, ele é capaz de estreitar a comunicação entre companhia e cliente e, por consequência, ter maior potencial de fidelização.

Se você chegou até esse post é porque já sabe que o e-mail, quando estruturado em newsletters consistentes, protagonizam bons resultados na era digital. Essa simples e acessível ferramenta é capaz de transformar um investimento de 1 dólar em um retorno de 43 dólares, segundo pesquisa americana da Direct Marketing Association. Fora isso, ele é capaz de estreitar a comunicação entre companhia e cliente e, por consequência, ter maior potencial de fidelização.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para melhorar o gerenciamento de newsletter da sua empresa e os resultados aparecerem. Confira.

Comunicação clara e objetiva

A campanha de newsletter deve trazer textos concisos, sem que seja necessário rolar demais a barra até chegar ao botão de call to action. Quanto mais o leitor demorar a chegar ao objetivo do e-mail, menor será a taxa de conversão.

Escreva um “assunto” que seja impossível não abrir o conteúdo. Depois, deixe claro qual o tema principal do texto, colocando palavras-chave nos títulos, por exemplo. Também ajuda e muito fazer uso de fontes maiores, tanto em títulos quanto em intertítulos. A dica de ouro é: seja breve, mas diga tudo.

Personalize

Para fidelizar seu cliente é preciso estabelecer uma relação com ele. E relacionamentos acontecem entre pessoas, portanto personalizar sua campanha de newsletter sempre com o nome do assinante é um primeiro passo para estreitar os vínculos. Faça o mesmo para o remetente, colocando o nome do profissional responsável pela newsletter ao invés de colocar o nome da empresa ou do site, o que torna o conteúdo mais impessoal.

Layout responsivo

Com mais de 154 milhões de smartphones no Brasil, ante 152 milhões de computadores, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é essencial que o layout da campanha de newsletter se adapte ao dispositivo que o usuário escolher para acessar seu conteúdo. Vale lembrar que desde abril de 2015 o Google prioriza os sites com experiência móvel amigável em seus resultados das buscas. Portanto, a regra é simples: tem que fazer e bem feito.

Escolha o template certo

É preciso que todas as informações estejam dispostas da melhor forma possível, de forma atraente. Entre as dicas de especialistas para a campanha de newsletter, estão:

– Use botões de Call-to-Action (CTA) grandes e em locais onde seja possível perceber que tem sinergia com o assunto que se está tratando. Clicar no botão deve ser uma ação de consequência, que o usuário realiza naturalmente logo depois de ler seu texto. Considere usar cores vibrantes nessa ferramenta, pois são mais atraentes.

– Textos escritos com alinhamento à esquerda são mais efetivos, de acordo com pesquisas que realizam rastreamento ocular. Os resultados desses estudos mostram que essa preferência faz sentido entre nós, ocidentais, pelo simples fato de lermos da esquerda para direita.

– Para avaliar com mais precisão quais os templates da campanha de newsletter funcionam melhor para seu negócio, faça Testes A/B. Às vezes uma simples cor diferente do botão de Call-to-Action (CTA) pode gerar mais ou menos conversões. E a única forma de saber isso é validar na prática. Testar, ajustar e testar, esse é o lema.

Otimize o SEO

É imprescindível fazer uso das palavras-chave que convertem em seu negócio. Usar esse termos na campanha de newsletter também aumentará a sua relevância entre os buscadores. Assim, as palavras-chave de sua otimização de SEO precisam estar diretamente relacionadas ao conteúdo que seus textos apresentam e que fazem link para seu website. Quem procura por alguma coisa na internet espera encontrar exatamente o que está pesquisando.

Gostou das 5 dicas para otimizar sua campanha de newsletter? Conte pra gente pelos comentários.

Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

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