Loja Virtual

5 segredos dos melhores sites de loja virtual

O seu objetivo com sites de loja virtual é vendas online, e ainda mais é possuir uma boa taxa de conversão, ou melhor, é o número de usuários que não apenas entra em seu site, mas conclui uma compra. Naturalmente, em um site de vendas online é comum que o número de acessos seja maior do que o de vendas, mas esta realidade pode ser diferente. Continue lendo e conheça alguns segredos dos melhores sites de lojas virtuais do mundo, e que podem ser facilmente aplicados ao seu negócio.

Loja Virtual na InCuca

1. Chamadas criativas

A Amazon é um dos sites de vendas virtuais mais bem sucedidos do mundo, e se há uma estratégia que ela utiliza são os seus “Call to Action” criativos. O CTA é o que chamamos de “chamada para ação”, e basicamente são mensagens posicionadas de forma estratégica para chamar a atenção do usuário e despertar o seu interesse em concluir uma ação dentro do site. Em sites de vendas, é muito comum vermos o CTA atribuído a um comando ou botão de compra.

A Amazon possui o famoso botão “Comparar com um 1 clique”. Com ele, os usuários que já possuem cadastro no site podem efetuar a compra de forma rápida e eficiente, sem necessidade de confirmar dados ou preencher qualquer formulário novamente. Graças a este recurso, as vendas da Amazon aumentaram a ponto de lhe render alguns bilhões de dólares a mais no seu faturamento.

2. Layout agradável

O layout do site pode ser também chamado de visual ou aparência e, comprovadamente, ele é um dos principais fatores capazes de influenciar no aumento ou redução de compras em um e-commerce. Por isso, você deve se preocupar com as cores, fontes, ilustrações e cada mínimo detalhe que irá compor o logotipo e a identidade visual de sua empresa, porque, na hora de montar o seu site de vendas, este será um aspecto determinante a respeito de seu sucesso ou fracasso.

Procure usar uma combinação de cores “suaves” e que não agridam os olhos do usuário na hora em que ele for visualizar o conteúdo do site.

Tome cuidado com a escolha das fontes, evite utilizar as não habituais e com cores que destoem das do fundo do site, pois na menor dificuldade em conseguir ler o conteúdo, o usuário irá abandonar o site.

Fique atento com a escolha das imagens. Utilize-as sempre em alta resolução e que dê preferências para as que têm cores e elementos gráficos que combinem com o restante do layout do site.

Utilize cores e elementos de destaque apenas nos CTAs, pois se eles ficarem muito apagados, vão passar despercebidos por seus usuários.

3. Site responsivo

Atualmente, com a popularização do uso dos dispositivos móveis, empresas que não fornecerem um site responsivo aos usuários certamente ficarão para trás. Um site responsivo é aquele possui um layout que se adéqua tanto para navegação em computadores e notebooks, quanto para os dispositivos móveis, ou seja, ele pode ser acessado por smartphones e tablets, sem qualquer problema de distorção das imagens ou layout.

Lembre-se: o consumidor passa cerca de 9 a 12 horas por dia conectado na Internet, e grande parte deste tempo é por meio de dispositivos móveis.

4. Segurança garantida

Você sabia que, diariamente, o número de consumidores que compram pela Internet está crescendo? Estatísticas mostram que cerca de 50% dos consumidores consultam a Internet antes de decidir por um produto ou serviço. Infelizmente, o motivo que ainda limita muitos usuários a realizarem as suas compras pela Internet é a preocupação a respeito da segurança. Grande parte afirma que não se sente seguros em fornecer os seus dados pessoais para um site que não conhece direito.

Para o seu site aumentar a credibilidade e passar confiança aos usuários, você deve possuir selos de segurança como um Certificado Digital SSL (protocolo de segurança internacional) ou E-bit (protocolo de segurança nacional).

5. Pós-venda e experiência de compra positiva

A grande maioria dos consumidores que fazem uma compra virtual, infelizmente, compra somente uma vez com o mesmo fornecedor. O motivo é simples: parte das lojas virtuais não oferece um serviço de pós-venda eficiente! O pós-venda é essencial no seu negócio, sendo capaz de atrair o mesmo cliente diversas vezes, fidelizando de forma permanente.

Um dos primeiros passos para se efetuar um bom trabalho com o pós-vendas é certificar-se de que os usuários que estão comprando em seu site estão vivendo uma boa experiência de compra. Ela começa a partir do momento em que o cliente entra em seu site e termina quando ele conclui a compra. Tudo o que ele vivenciou dentro deste período é a sua experiência de compra. Portanto, fique atento!

O que você tem feito para garantir a sua posição de vendas virtuais entre os seus concorrentes? Conte pra gente nos comentários!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!