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6 formas de otimização de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital. Por meio dele é possível colocar, diretamente na caixa de entrada dos seus potenciais clientes, conteúdo comercial, institucional ou mesmo de relacionamento. No entanto, elaborar boas campanhas e realizar os envios periódicos não é suficiente. É preciso otimizar as campanhas para que não sejam apenas envios programados de conteúdo, mas armas eficazes de conversão de novos clientes.

Confira 6 formas de otimizar suas campanhas de e-mail marketing e aumentar sua taxa de conversão:

1. Como otimizar a entrega do e-mail marketing: mantenha uma lista de e-mails válidos

Limpe sua lista de contatos com frequência, retirando os e-mails de usuários que pediram para se descadastrar, e-mails duplicados, não válidos (com erros de ortografia) e não existentes. Todos os e-mails enviados precisam ter um link para opt-out de futuras mensagens.

2. Como otimizar a conversão do e-mail marketing: segmente sua lista de contatos

Monte campanhas especiais para grupos de contatos específicos. Você pode, por exemplo, segmentar sua lista de contatos por região, idade, setor de atuação (se eles forem empresas), idade, gênero, e nível de relacionamento com a empresa. Nesse último, é importante que antigos clientes, ativos e potenciais não recebam as mesmas mensagens.

3. Como otimizar o conteúdo do e-mail marketing: layout focado na experiência do usuário

Algumas dicas de layout são muito importantes:

  • Nunca envie imagens anexadas ao e-mail;
  • Não passe de 30mb de conteúdos por e-mail;
  • As imagens devem ter, no máximo, até 100 Kb;
  • Não coloque títulos em capslock;
  • Utilize títulos curtos, mas que chamem a atenção;
  • Seja claro na comunicação visual e mostre as informações importantes logo no início do e-mail (promoção, desconto de 30%, últimas unidades dos produtos mais procurados da estação);
  • Quanto menos texto e mais informação visual melhor;
  • Coloque botões de Call to Action do decorrer do e-mail;
  • Use fontes com tamanhos generosos;
  • Ofereça um link para preview para quem não conseguir abrir a campanha dentro da sua caixa de e-mail;
  • Layout responsivo para mobile.

4. Como otimizar as campanhas de e-mail marketing: o teste A / B

Os testes A / B são primordiais para campanhas de e-mail marketing para entender quais são os tipos de conteúdo, formulações de título e promoções mais atraentes para o seu público.

Montar um teste A / B é relativamente fácil. Primeiro você deve preparar duas campanhas sobre um mesmo assunto, mas com variações que você gostaria de testar, como títulos e textos diferentes, ou mesmo layouts distintos. Em seguida, monte um grupo teste para cada um e envie as campanhas. Aquela que apresentar as melhores métricas vai mostrar onde você está acertando e errando.

5. Avaliando resultados e métricas

Taxa de abertura, de cliques e de opt-put são as principais métricas que você deve avaliar nas suas campanhas. Caso a taxa de abertura de uma campanha seja maior que sua média, a de clique menor ou mais pessoas tenham realizado o opt-out, é hora de avaliar o que pode ter dado errado.

A taxa de entrega e a de spam dizem muito a respeito da qualidade da sua lista de contatos. Cuidado para nunca enviar mensagens para pessoas que não pediram para receber seus conteúdos, e mantenha sua lista saudável.

6. Tenha uma boa plataforma de gerenciamento de campanhas de e-mail marketing

Por último, é essencial que sua empresa procure por uma boa plataforma de gerenciamento de campanha de e-mail marketing. Por meio dessa ferramenta, é possível segmentar listas de contatos, realizar opt-out automático, analisar as métricas de cada envio, realizar testes A / B e acompanhar os resultados de conversão.

Sem esse suporte tecnológico, é muito difícil entender onde sua empresa está errando, e saber quais as estratégias mais adequadas para conseguir aumentar a conversão no seu nicho específico de mercado.

Está em busca de formas de melhorar a presença digital da sua empresa e ficou com alguma dúvida? Confira o nosso artigo especial sobre a importância de um site institucional ou escreva para gente pelos comentários.

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

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