Manutenção

9 erros que provam a falta de manutenção de website efetiva

manutencao de website

A internet evolui a cada dia e, deste modo, os recursos que hoje são caracterizados como atuais possivelmente serão considerados ultrapassados em pouco tempo a menos que seja realizada a manutenção de website. Esta mesma tendência ocorre com qualquer plataforma web, e deixar de realizar atualizações periódicas pode ser um grande erro e poderá prejudicar a audiência do blog, as vendas do e-commerce ou o reconhecimento de uma instituição. Para demonstrar os problemas que podem ser gerados pela falta de atualização, separamos 9 erros que provam que a manutenção de website precisa ser efetiva e constante.

A internet evolui a cada dia e, deste modo, os recursos que hoje são caracterizados como atuais possivelmente serão considerados ultrapassados em pouco tempo a menos que seja realizada a manutenção de website. Esta mesma tendência ocorre com qualquer plataforma web, e deixar de realizar atualizações periódicas pode ser um grande erro e poderá prejudicar a audiência do blog, as vendas do e-commerce ou o reconhecimento de uma instituição. Para demonstrar os problemas que podem ser gerados pela falta de atualização, separamos 9 erros que provam que a manutenção de website precisa ser efetiva e constante.

Veja os detalhes a seguir:

1. Seu website não é multiplataforma

Se o website ainda não possui o recurso de websites responsivos, no qual se adaptam a diversas plataformas (celulares, tablets e computadores em geral), então este pode ser um grande problema, além de gerar a insatisfação dos leitores.

Vale ressaltar que os dispositivos móveis têm sido uma das principais fontes de acesso a websites e lojas virtuais, e este crescimento deve avançar cada vez mais nos próximos anos. Portanto, se não há manutenção de website e ele não é adaptável a estas plataformas, a aplicação web provavelmente está perdendo uma grande fatia de visitantes.

2. Páginas com erros

Links quebrados ou desatualizados e erros de redirecionamento são as principais causas de problemas em páginas. E não há dúvidas de que uma das situações que causam desagrado dos leitores é o fato de não encontrarem o conteúdo que desejam, devido a problemas com links. Logo, sem a manutenção de website ele fica desatualizado, a probabilidade de se ter problemas com links é grande.

3. Conteúdo antigo

Seja um blog, uma plataforma de website ou até mesmo uma loja virtual, a manutenção de website de modo geral traz aumento de credibilidade para os leitores, que saberão o quão recente é o conteúdo. Além disso, os mecanismos de busca possuem algoritmos que priorizam websites que têm seus conteúdos atualizados com maior frequência, posicionando-os nas primeiras páginas.

Portanto, é necessária a manutenção de website para atualizar com certa frequência toda a plataforma, este torna-se mais um motivo para você atrair visitantes.

4. Falta de conexão com novas mídias

As redes sociais são uma das grandes maneiras de se conseguir novos visitantes para um website, que em muitos casos podem ser futuros clientes. Além disso, por meio das redes sociais é possível obter feedbacks dos leitores de modo a estar sempre buscando melhorias no conteúdo.

Deste modo, se o seu website não possui conexões com as redes sociais, então este acaba sendo mais um erro que prova a falta de atualização. Logo, manter botões de compartilhamento, ou ainda formulários de comentários via redes sociais, torna-se de grande importância para gerar maior tráfego e interação com os visitantes.

5. Website não amigável

Quando se fala em websites não amigáveis, existe uma série de fatores que podem trazer este conceito a um website. Logo, é preciso listar os principais pontos que podem ser corrigidos, que são:

– Excesso de animações com flash e gifs;

– Linguagem de desenvolvimento das páginas desatualizada;

– Imagens pesadas ou distorcidas;

– Textos sem formatação adequada, ou seja, sem uso de marcadores, subtítulos e parágrafos muito longos.

– Desorganização em menus e categorias, entre outros.

6. Copyright desatualizado

Os direitos autorais de um website geralmente são simbolizados por uma frase no rodapé, seguida pelo ano atual. Por mais que seja uma frase pouco notada pelos visitantes, mantê-la sempre atualizada é fundamental.

Mesmo que o seu website seja atualizado com certa frequência, ter o Copyright desatualizado traz ao leitor a ideia de um website ultrapassado. Portanto, deve-se lembrar de atualizá-lo logo no início de cada ano ou ainda implementar códigos que tragam a atualização.

7. Seu website não converte os visitantes em clientes

Você já parou para pensar em quantos clientes está deixando de conquistar simplesmente por não ter um website atualizado?

Se um visitante acessa o seu website hoje, e volta a acessá-lo daqui a duas semanas notando que nada mudou, então provavelmente ele terá a impressão de que nada está acontecendo com seu negócio, ou que você não está inovando e crescendo. Deste modo, ele passa a questionar se o seu produto ou serviço é realmente bom.

Além da atualização do conteúdo, é preciso observar as tendências de ferramentas que são capazes de transformar visitantes em prospects. Um destes recursos é a formação de listas segmentadas, feitas por meio de formulário de assinantes, por exemplo.

8. Seu website é lento

Uma página com bom desempenho, ou seja, com rapidez ao carregar as páginas, é vista por dois fatores. O primeiro refere-se aos internautas, que têm sido cada vez mais impacientes com websites lentos. O segundo fator refere-se aos buscadores, que dão preferência aos websites que possuem melhor desempenho ao carregar as páginas.

Deste modo, se o seu website está demorando a carregar as páginas, e este é um dos motivos pelo qual você não o tem mantido atualizado, pode gerar a perda de tráfego.

9. Você não está seguindo as tendências

Não é preciso ser um especialista em webdesign para reconhecer que a internet também possui tendências. Deste modo, basta analisar como eram os websites no início da era digital e compará-los aos atuais.

Combinações de cores, estilos de botões, layouts e fontes, entre outros fatores, caracterizam facilmente a imagem de um website antigo e um atual. Logo, se a sua página parou no tempo com relação às atualizações básicas de layout, significa que websites concorrentes que se preocupam com as novidades estão tendo mais sucesso com os leitores, mesmo que você possua conteúdos de maior relevância. Deste modo, não seguir as tendências de atualizações é um grande erro.

Se você encontrou no seu alguns dos erros aqui listados, o próximo passo é buscar por profissionais capacitados para avaliar essas questões a fundo e montar um plano de ação para trazer seu website de volta ao que há de mais atual na internet.

Deseja atualizar seu website e obter sucesso com seus visitantes? Conte com a InCuca.

Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia

ebook manutencao incuca wordpress

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!