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A otimização da experiência do usuário pode ajudar a sua empresa a ser mais competitiva?

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A otimização da experiência do usuário pode ajudar sua empresa a enfrentar um duplo desafio, e concentrar seus esforços em um objetivo principal, ao responder esta pergunta: o que é mais importante para o site da sua empresa, receber visitas ou mantê-las e convertê-las depois que já o visitaram?

A resposta correta é ambas.

Neste artigo, vamos explicar o que a experiência do usuário realmente significa, por que ela se tornou uma das principais métricas de sucesso, e como a sua empresa pode otimizar a experiência do usuário no seu site para trazer e converter mais visitantes.

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O que a experiência do usuário realmente significa?

A experiência do usuário é a forma como visitantes e clientes navegam através do seu site, ou aplicativo móvel. As empresas que não proporcionam uma experiência positiva frustram os clientes, que ficarão relutantes em voltar. No entanto, nem todas as empresas dedicam o tempo e a energia necessários para tornar o seu site melhor para os seus clientes.

Quanto a sua empresa irá investir para melhorar a usabilidade do seu site este ano?

A equipe da Usertesting.com pesquisou 7.725 profissionais e descobriu que a maioria das empresas gastou entre US$ 1.001 e US$ 5.500 com o objetivo de otimização da experiência do usuário em 2015. Este é um aumento significativo se comparado a 2014, quando os investimentos foram de US$ 1 a US$ 500. A pesquisa realizada anualmente prova que as empresas estão se movendo em direção a um aumento do seu orçamento para melhorar a experiência do cliente.

Felizmente, esse investimento tende a se pagar e está diretamente correlacionado com aumentos nas métricas, como tráfego, taxa de conversão e vendas, tornando a sua empresa certamente mais competitiva no mercado. Ao garantir o orçamento certo para melhorar a experiência do usuário, a sua empresa estará se preparando para o sucesso financeiro. Aqui está uma lista do que você precisa saber sobre como aumentar a usabilidade do seu site para capitalizar cada visitante:

Calcule o impacto empresarial de uma boa otimização da experiência do usuário

A maioria dos empresários é cautelosa ao investir em algo que não oferece uma receita direta. Felizmente, é possível calcular o impacto comercial exato em melhorar sua experiência de usuário – ao invés de continuar a negligenciá-la.

A velocidade da carga afeta o tráfego do site

Cada segundo conta quando se trata de tempo de carregamento do seu site. De acordo com a KISSmetrics, 47% dos clientes esperam que uma página da Web seja carregada em dois segundos ou menos, e 40% abandonam um site se ele demorar mais de três segundos para ser carregado. Além disso, um atraso de apenas um segundo já diminui a satisfação dos clientes em 16%, aumentando a probabilidade de que eles não retornem e ainda contem aos amigos sobre a má experiência.

Você pode perder 40% do tráfego do seu site?

Caso contrário, a otimização do site da sua empresa precisa ser uma preocupação primordial para garantir que a sua velocidade de carregamento seja tão rápida quanto possível. Se a sua marca oferece uma experiência pior que a concorrência, os clientes notarão e passarão a comprar de uma marca que oferece uma experiência positiva.

O bom UX aumenta as taxas de conversão e a receita

O tempo de carregamento não tem efeito apenas no tráfego do site. Ele também se relaciona diretamente com as taxas de conversão. De acordo com o blog Compass, as conversões caem em 12% por cada segundo extra que a sua página leva para carregar. Além disso, o aumento da velocidade de carregamento da sua página em dois a quatro segundos pode aumentar sua receita em 3,2% – uma estatística que deve ser observada particularmente para sites de comércio eletrônico com carrinhos que tenham o valor médio abaixo de R$ 50,00.

A boa experiência do usuário permite que seus clientes gastem mais tempo olhando itens em seu site e menos tempo esperando que as informações sejam carregadas, tornando-os mais propensos a adicionar mais itens ao carrinho.

Um processo de pagamento simplificado reduz o abandono do carrinho

Independentemente de qual seja a sua empresa, o primeiro passo do processo de pagamento geralmente tem a maior taxa de abandono. De fato, algumas empresas perdem mais de 60% de seus clientes nessa etapa.

É por isso que gigantes do e-commerce como Amazon e Groupon estão constantemente tentando racionalizar esse processo. Se a sua empresa puder manter 5% a mais de pessoas nesta etapa, o restante do seu funil de conversão também se beneficiará.

A otimização da experiência do usuário consiste em oferecer ao seu cliente menos opções para dizer “não” quando está comprando. Se o seu site for lento e mal feito, o cliente terá tempo para reconsiderar sua compra. Isso significa que investir em um processo moderno é a sua melhor opção para aumentar a receita ao reter o tráfego e reduzir as taxas de abandono.

A sua empresa tem investido na experiência do usuário? Comente este assunto com a gente e não deixe de ler o nosso blog!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

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