Website

Ambiente virtual de aprendizagem perfeito para as novas gerações de estudantes

ambiente-virtual-de-aprendizagem

O Ensino a distância (EaD) é a modalidade que mais cresce no Brasil. De acordo com censo do MEC, a modalidade soma mais de 3,8 milhões de alunos, um terço de todas as matrículas do ensino superior. Isso se deve muito por conta de benefícios atraentes como a flexibilidade de local e horário de estudos e o uso de recursos inovadores para auxiliar no processo de aprendizagem.

Outro fator que justifica o crescimento do EaD é o novo perfil de aluno, que está constantemente conectado e que busca conteúdo e conhecimento por meio dos canais digitais. Sendo assim, desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem torna-se uma grande oportunidade para ampliar o ensino oferecido por sua instituição para um grande público em potencial.

As vantagens de desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem

As gerações Y e Z, nascidas na era da Internet, têm como característica em comum a rápida dispersão em concentrar-se em um determinado assunto. Isso cria um desafio para a educação, que precisa desenvolver formas dinâmicas e explorar diferentes formatos de conteúdo para manter o engajamento e o interesse desses alunos.

Uma grande vantagem em desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem é ter a possibilidade de combinar aulas expositivas com diferentes mídias e gerar uma interação maior do aluno com o conteúdo apresentado. Ao criar o elemento de interação em um ambiente virtual de aprendizagem, abrimos o leque de possibilidades ao público e modernizamos o sistema de educação do seu negócio otimizando-o para a modalidade EaD.

De acordo com um estudo, para a geração Y, a flexibilidade de horário e a autonomia ao estudar são elementos fundamentais para o seu processo de aprendizado. Nesse sentido, os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem esses recursos e tornam-se atrativos para essa nova geração de estudantes.

Outro ponto importante ao se considerar o investimento em um ambiente virtual de aprendizagem é a facilidade em disseminar o conhecimento, criando não apenas oportunidades para que o seu negócio possa atrair um novo público (por meio de aulas de demonstração, por exemplo), como também um sistema de armazenamento que pode ser útil para os educadores e coordenadores de sua instituição.

Os desafios de um ambiente virtual de aprendizagem

Inicialmente, é necessário que uma plataforma de cursos EaD seja de fácil acesso para o aluno. É importante lembrar que há perfis de público que necessitam do EaD para satisfazer suas necessidades, mas não têm um domínio ou costume com interfaces digitais. Ou seja, o projeto de um ambiente virtual de aprendizagem deve ser realizado considerando tanto as novas gerações já mais conectadas e que buscam aulas interativas e dinâmicas quanto o público mais tradicional de ensino, que está se direcionando para a modalidade EaD e não tem tanta intimidade com esse tipo de ambiente virtual de aprendizagem.

A estrutura de uma solução de plataforma EaD exige também planejamento e manutenção consistentes. Problemas constantes de acesso à plataforma ou insuficiência de funções importantes para a interação entre aluno e educador podem impactar negativamente na imagem da marca e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Antes de procurar abranger esse público e atualizá-lo com as tendências de ensino das novas gerações, é preciso conhecer bem a solução e contar com uma empresa especializada em soluções tecnológicas para lhe auxiliar a criar um projeto de um ambiente virtual de aprendizagem que satisfaça sua audiência e esteja de acordo com o perfil educacional da sua instituição.

Hoje há mais de 360 milhões de pessoas classificadas na categoria de nativos digitais – sendo que o Brasil ocupa a 4ª posição entre as nações com maior número de indivíduos nesse segmento. Isso representa um mercado potencial considerável. Mas, para aproveitá-lo, as instituições e profissionais da educação precisam adaptar sua metodologia de modo a incorporar a tecnologia no processo de aprendizado (algo que já é feito de modo natural por essa geração) e contar com um modelo de negócio escalável, que permita uma experiência positiva de uso para o aluno e que forneça estrutura para que as instituições mantenham um processo constante de captação de novos estudantes para a sua plataforma.

Você tem alguma dúvida sobre ambiente virtual de aprendizagem? Já conhecia suas vantagens para as novas gerações de estudantes? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!