Website

Como configurar a conta de e-mail por POP3 e IMAP no Outlook, Gmail ou Celular?

configurar-a-conta-de-e-mail

Para configurar a conta de e-mail por POP3 e IMAP são, basicamente, dois protocolos padrões de internet que permitem que um determinado software seja compatível e aceite todas as suas contas de e-mail, em um mesmo local, por meio da web.

Website na InCuca

Conheça o IMAP

O Internet Message Access Protocol (IMAP), ou Protocolo de Acesso a Mensagens na Internet, é um protocolo de internet que permite o gerenciamento de e-mails, oferecendo ao usuário a possibilidade de ler mensagens por dispositivos móveis (tablets ou celulares), por meio de programas instalados no computador, mantendo as mesmas mensagens em seu e-mail, já que tudo é armazenado no servidor.

O IMAP possibilita o usuário a visualizar todo o conteúdo da caixa postal, tanto ao acessar o e-mail pela web, como através de programas instalados em seu smartphone ou em computadores.

Basicamente, o IMAP permite o acesso de um ou mais e-mails em uma mesma caixa de correio, enquanto mantém as mensagens disponíveis no servidor para que o usuário as leia posteriormente pelo webmail.

Saiba mais sobre o POP3

O POP3 também é um protocolo de internet utilizado para gerir contas de e-mails. Entretanto, o POP3 possui diferenças em relação ao IMAP. Por exemplo, ao transferir as mensagens, o POP3 as remove do servidor, fazendo com que elas deixem de ficar disponíveis, independentemente do usuário utilizar um software ou o próprio webmail.

Ao configurar a sua conta de e-mail como POP3, os seus e-mails serão direcionados ao seu computador e, na maioria dos casos, serão deletados do servidor, ficando disponíveis apenas em seu PC.

Configurando uma conta de e-mail no Outlook

1ª Etapa
Através do computador, abra o Outlook e depois o menu “Arquivo”. Então, selecione “Adicionar contas”.

(http://s2.glbimg.com/Zh9dxwI1dXr1xM4Tu5iZp–uJpw=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/adicione-uma-nova-conta.png)

2ª Etapa
Marque o campo de “Configuração manual ou tipos de servidor adicionais” e, em seguida, clique em “Avançar”.

(http://s2.glbimg.com/sOydYBtJwiCwCQUGG46shq0m2gM=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/faca-a-configuracao-manual.png)

3ª Etapa
Agora marque “POP ou IMAP” e em seguida clique em “Avançar.

(http://s2.glbimg.com/t1W0UOGhBKCHCLF4medi0MQgo18=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/use-servidores-pop.png)

4ª Etapa
Como você pôde conferir o que é POP3 e IMAP, agora basta selecionar o tipo de conta que deseja configurar e preencher com as suas informações de e-mail (senha e endereço).

(http://s2.glbimg.com/jyYXUcjUgBBemHDP8e7FI5sRDl8=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/preencha-o-formulario-incluindo-servidores-de-saida-e-entrada.png)

5ª Etapa
Depois de ter preenchido o formulário com as suas informações, clique em “Mais configurações” e insira os dados de criptografia (senha).

(http://s2.glbimg.com/5XLrs1x_aDA56GrDQQLBxHo3u08=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/acesse-mais-configuracoes.png)

6ª Etapa
Agora defina o tipo de criptografia que você deseja utilizar no e-mail e as portas para enviar e receber mensagens de forma segura. Por exemplo, para porta 995 e saída 465, o Gmail utiliza código SSL.

(http://s2.glbimg.com/aMlWEzeHugZx3xB0DsZfnpZqAi0=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/defina-o-tipo-de-criptografia-e-as-portas-de-entrada-e-saida.png)

Lembrando que você deve preencher o números das portas nos campos destacados, informando o tipo de criptografia no SMTP e no servidor POP3. Por fim, clique em “Ok”.

7ª Etapa
Volte à tela anterior e, em seguida, clique em “Avançar”.

(http://s2.glbimg.com/uT_oOnx3UlX4XNM44-2eITiPLmQ=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/avance.png)

8ª Etapa
Finalmente, o Outlook fará a verificação para conferir se os dados estão corretos, realizando a conexão com os servidores. Em seguida, enviará um e-mail de teste. Se tudo estiver preenchido corretamente, você poderá utilizar o seu e-mail no computador.

(http://s2.glbimg.com/1cZumiwpLYfpc86JpBkTLtckiMg=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/08/25/verifique-a-conexao-com-os-servidores.png)

Feito isso, basta aguardar para que a sua caixa de entrada seja carregada no servidor. A operação pode levar vários minutos (dependendo da quantidade de e-mails que você tenha em sua caixa de entrada).

Ainda tem dúvidas sobre como configurar a conta de e-mail por POP3 e IMAP no Outlook, Gmail ou Celular? Então deixe um comentário para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!