Website

Como criar um site profissional e responsivo

como-criar-um-site-profissional-e-responsivo

Independentemente do segmento da sua empresa, ter presença na Internet é imperativo para qualquer organização. Uma das ferramentas essenciais para isso é o site. Ele é uma excelente porta de entrada para o cliente ter contato com o seu projeto ou negócio.

Website na InCuca

Muitas empresas já percebem isso, mas erram na execução, colocando no ar sites desenvolvidos com técnicas desatualizadas ou que não se adéquam à visualização em dispositivos móveis, por exemplo. Veja, no post de hoje, dicas de como criar um site profissional e responsivo. Mas, também é importante destacar:

Os benefícios de ter um website profissional

Hoje, ter um site já não é mais diferencial para as empresas, mas sim, fundamental para que elas mantenham competitivas. Isso porque o perfil do cliente, de modo geral, mudou bastante. No Brasil, já há mais de 96 milhões de internautas, e as pessoas utilizam cada vez mais a internet para pesquisar informações sobre o tipo de produto ou serviço nos quais possuem interesse – mais de 90% dos consumidores fazem pesquisas em sites de busca, como o Google, antes de tomar uma decisão de compra.

Nesse cenário, no qual as pessoas têm acesso a uma grande gama de opções, os sites precisam ser ferramentas atrativas de vendas. Além disso, ele é um dos mais importantes cartões de visita das empresas, e se parecer amador, pode impactar negativamente na credibilidade e imagem da organização.

Se o seu cliente entrar em seu site e ele estiver desatualizado, demorar a carregar ou mesmo nem abrir em seu celular, saiba que levará segundos para que ele procure o seu concorrente. Por isso, se você não quiser perder negócios, é importante saber como criar um site profissional, que possua domínio próprio (por exemplo, www.nomedesuaempresa.com.br), tenha um layout intuitivo e fácil de navegar, carregue em qualquer tipo de dispositivo, seja otimizado para ser encontrado pelos sites de busca e fácil de atualizar.

Vantagens para SEO da responsividade

Conforme dados divulgados recentemente, o celular já ultrapassou o computador como meio principal dos brasileiros acessarem a internet. Nesse cenário, já não faz mais sentido desenvolver sites com recursos pensados apenas para quem utiliza a internet no seu desktop. Mas, você sabe como criar um site que funcione bem em qualquer plataforma? Para esse objetivo, você precisará desenvolver um site responsivo, que se adapte bem a telas de celulares, tablets, notebook, smartTV, computador, etc.

A responsividade faz com que o usuário consiga acessar adequadamente seu site, gerando uma experiência positiva de contato com a marca de sua empresa. Além desses benefícios, o Google leva em conta a responsividade dos websites no momento de ranqueá-los, favorecendo os que são responsivos para que apareçam em melhores posições nas buscas, isto é, melhorando a indexação SEO (Search Engine Optimization) de seu site.

Agora que você já viu o quanto é importante ter um website profissional e responsivo, veja dicas de como desenvolvê-lo.

Como criar um site profissional e responsivo

1) Invista em design de impacto no seu website

O design é um dos pontos fundamentais dos sites profissionais e responsivos. Um estudo sobre confiança em websites revelou que, em 94% das vezes, a desconfiança dos usuários está relacionada a problemas de design. Assim, se você quer saber como criar um site que gere confiança e atraia negócios, é preciso investir em projetos que transmitam credibilidade, que tenham boa usabilidade e que estejam alinhados com a identidade visual da empresa.

2) Escolha tecnologias fáceis de editar

Há outro ponto muito importante em como criar um site profissional que traga retorno para a sua empresa. Apenas escolher um modelo de design assertivo e impactante, que se adapte a qualquer dispositivo, não basta. É preciso que o seu website seja atualizado constantemente. A atualização das informações ajuda a melhorar a colocação junto a buscadores, como o Google, e aumenta as chances de o visitante encontrar aquilo que procura. Por isso, busque por tecnologias que permitam a atualização rápida e fácil de seu site.

3) Contrate uma empresa de qualidade para construir o website

Avaliar quem irá desenvolver o site da sua empresa é um ponto fundamental. Em um primeiro momento, repassar a tarefa à equipe interna de TI pode parecer boa ideia. Entretanto, geralmente o setor já se encontra sobrecarregado e acabará não empenhando a atenção necessária ao projeto. Além disso, dificilmente uma equipe interna terá conhecimento profundo e atualizado de como criar um site.

Dessa forma, avalie a possibilidade de contar com um parceiro externo para esse importante projeto. Pesquise empresas de qualidade, que realmente sejam referência em soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação e que tenham expertise na criação de websites.

Ter um site atrativo, otimizado, responsivo e profissional pode ser uma vantagem competitiva para empresas de qualquer segmento. O tempo é um dos ativos mais preciosos das pessoas, que estão utilizando cada vez mais dispositivos móveis para acessarem a internet. E você pode estar certo que, se elas não encontrarem rapidamente o que procuram em um site, buscarão pelo concorrente com a velocidade de um clique.

Gostou das dicas? Se você ficou com alguma dúvida, compartilhe-a nos comentários! Continue aqui no blog e aprenda mais sobre como criar um site que traga resultados para a sua empresa!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!