Website

Como e por que utilizar métricas de marketing digital?

métricas de marketing digital

Métricas de marketing digital fazem com que se tenha uma visão geral da estratégia e dos resultados de maneira concreta e pontual. Por isso, acompanhar o desempenho de sua estratégia de marketing digital é fundamental para que os resultados possam ser ampliados e o processo torne-se mais eficiente e gere mais com o mesmo investimento, otimizando sua verba.

Os investimentos das empresas estão crescendo cada vez mais no marketing digital com uma busca por estratégias de marketing de conteúdo. De acordo com levantamento, 69% dos profissionais entrevistados que investiram em marketing de conteúdo planejam ampliar o orçamento para o próximo ano.

Sem uma análise ou um monitoramento de resultados com base nas métricas de marketing digital, o direcionamento e o resultado de cada campanha torna-se incerto e imprevisível. Você certamente não quer isso para o seu negócio, certo? Então continue acompanhando para saber mais sobre a importância das métricas de marketing digital para a sua empresa!

Website na InCuca

Métricas de marketing digital: o que são e para que usá-las?

As métricas são a mensuração das informações coletadas sobre o comportamento do público em relação à campanha de marketing digital. Métricas de marketing digital visam apontar o desempenho da campanha nos canais e ferramentas utilizadas (sites, blogs, redes sociais, etc).

Utilizamos essas métricas para que a análise de resultados possa ser mais concreta, baseando-se em dados sólidos e precisos. Isso permite o monitoramento e a otimização da campanha, identificando oportunidades futuras de gerar melhores resultados sem, necessariamente, aumentar os gastos.

Métricas x KPIs: qual é a diferença?

É importante saber diferenciar as métricas dos KPI (Key Performance Indicator), pois são conceitos diferentes e, ao mesmo tempo, ligados diretamente durante a etapa de apuração de dados.

Métricas são as medidas em si, demonstrando o desempenho da campanha e qual o comportamento do público em relação à ela. Já KPI é um indicador que é formado a paritr dessas métricas, em que relacionamos a mensuração em si com os resultados pretendidos. Taxa de cliques, por exemplo, trata-se de uma métrica. Já o número de cadastros no banco de e-mails do site gerados por esses cliques é um KPI.

Consolidar métricas e indicadores é de grande importância para trabalhar com inteligência de mercado em um nível estratégico. É preciso uma clara visão e acompanhamento das metas desejadas, para que saibamos se as métricas utilizadas são relevantes e alinhadas com a meta da equipe de marketing digital.

Algumas das principais métricas de marketing digital

ROI (Retorno Sobre Investimento)

A principal entre as métricas de marketing digital relacionadas à receita e vendas. O ROI nos mostra o retorno sobre o valor investido em uma ação determinada (ou mesmo na estratégia como um todo). Sua fórmula é obtida subtraindo-se a receita obtida pelo valor investido e dividindo esse resultado pelo próprio valor investido novamente.

Taxa de Retenção de Clientes

Também chamada de Customer Retention Rate, a métrica mede a taxa de clientes que estão sendo mantidos e qual a capacidade que a empresa tem de reter esses clientes em um determinado período. A fórmula para a Taxa de Retenção de Clientes é obtida dividindo-se o número de clientes que permaneceram ao final de período pelo número inicial de clientes no início deste período.

Taxa de conversão

Em marketing de conteúdo, a taxa de conversão está entre as principais – se não a principal – métricas de marketing digital. A métrica nada mais é do que o número de pessoas que, por realizarem alguma ação e interagirem com a sua estratégia, já deixaram de serem só visitantes e encontram-se no caminho para se tornarem clientes.

Sua mensuração dependerá dos objetivos de marketing traçados, porém, comumente, é obtida dividindo-se o número de visitantes do canal por aqueles que tomaram alguma ação de conversão planejada (baixar um ebook, inscrever-se em uma newsletter, etc.).

Sua empresa já utiliza métricas de marketing digital? Você tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!