Loja Virtual

Como as lojas online podem alavancar seus negócios internacionais?

lojas-online-internacionais

Se os negócios vão bem, as empresas buscam consolidar e ampliar suas operações. Se o momento não é positivo, elas procuram alternativas para conquistar melhores resultados. O fato é que, em qualquer cenário, as organizações estão constantemente em busca de oportunidades. Neste post, veja como as lojas online podem ajudá-lo a alavancar negócios em mercados internacionais.

Loja Virtual na InCuca

Por que internacionalizar seu negócio?

O mercado internacional está repleto de oportunidades, sendo, em muitos casos, não apenas mais uma opção para melhorar os resultados, mas uma estratégia de competitividade e de sobrevivência para as empresas.

A redução dos custos de transporte, a abertura de políticas de incentivo e o lançamento de plataformas digitais, como as lojas online, tornaram a internacionalização uma opção viável e atrativa para os empreendedores brasileiros que buscam ter resultados e independentemente da crise, expandir e diversificar o mercado, aumentar sua margem de lucros e de vendas, e fortalecer a sua vantagem competitiva.

Como as lojas online podem potencializar seus negócios internacionais?

Há um tempo, as empresas que buscavam expandir seus negócios saiam em busca de novos pontos de venda. Hoje, o custo da compra ou locação de imóveis e de toda a estrutura envolvida na ampliação de unidades de lojas físicas torna essa prática onerosa para os pequenos e médios empreendedores. Como alternativa, as lojas online possibilitam a expansão dos negócios, e não apenas no mercado local e nacional, mas, também, no internacional.

Assim, com um investimento baixo, as lojas online são a opção mais simples e acessível para que sua organização realize negócios em novos mercados fora do Brasil, possibilitando que seus produtos sejam comercializados de modo fácil, seguro e dinâmico.

Hoje, com a globalização e a Internet, comprar online é uma prática cada vez mais comum e cômoda para a população dos mais diversos países, que podem conhecer a sua marca e os seus produtos sem sair de sua casa. Com as lojas online, suas chances de atingir esse público aumentam consideravelmente, sobretudo nesse momento em que a marca Brasil e a origem brasileira (especialmente em segmentos como moda, beleza e saúde, conforme a ABF) estão mais conhecidas e desejadas nos mercados internacionais.

Como preparar lojas online para a internacionalização?

Comece realizando pesquisa sobre os mercados de interesse. Se os seus produtos são calçados, por exemplo, procure por rankings que indiquem quais são os países que mais importam calçados no mundo. Há locais que oferecem incentivos fiscais, como isenção de impostos. Essa é uma informação importante para avaliar. Lembre-se de incluir, também, questões mercadológicas, a concorrência e legislação local e a regulamentação de seu tipo de negócio no país.

Outro passo importante é fazer o registro de sua marca e domínio na internet para evitar problemas futuros. É necessário planejar sua operação pensando no modo de entrega do produto, formas de pagamento e em como será realizado o atendimento do cliente internacional.

Merecem atenção especial o planejamento da segurança e da estrutura das lojas online. Contar com um parceiro que tenha expertise e experiência nesse tipo de implementação pode ser fundamental para o sucesso de sua empreitada. Há fornecedores que oferecem, inclusive, suporte remoto de TI, o que poderá evitar diversos contratempos e fazer com que qualquer problema com a estrutura de seu e-commerce seja resolvido rapidamente e sem estresse.

As lojas online são a forma mais prática, simples e acessível de alavancar negócios internacionais. Elas permitem que você comercialize o seu produto para pessoas de outros países e amplie o seu mercado, vendas e os resultados. Essa é uma opção extremamente atrativa, sobretudo em momento de crise ou saturação no mercado interno.

Entretanto, para realmente trazer o retorno esperado, é preciso estudar o seu mercado de interesse, a legislação e cultura local e desenvolver uma estrutura de e-commerce segura, funcional e eficiente. Para isso, procure por parceiros que sejam especialistas em soluções tecnológicas de sistemas de informação e comunicação, que estejam preparados para desenvolver o seu projeto sob medida e oferecer o suporte necessário para que sua operação funcione corretamente e de modo otimizado.

Ficou com alguma dúvida sobre como as lojas online podem alavancar seus negócios internacionais? Deixe sua mensagem nos comentários.

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!