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Como obter e o que é engajamento do seu público?

engajamento

Boa parte dos empreendedores já sabe que existem diversas maneiras dos clientes engajarem com sua marca em variados momentos e ambiente. Os blogs e as redes sociais, a cada dia que passa se tornam mais importantes para uma estratégia de marketing digital. Mas antes de começar a engajar o público através desses meios, é importante entender algumas questões relevantes sobre o termo ‘engajamento’.

Você já parou para pensar, por exemplo, sobre o que é engajamento? Por que engajar é tão relevante para um negócio? Como perceber se um visitante está realmente engajado? O que fazer para ele interagir ainda mais com a marca? Confira as respostas no post de hoje e entenda o porquê do engajamento ser um fator essencial na estratégia de marketing digital da sua empresa.

O que é engajamento?

Antes de tudo, precisamos ressaltar que o engajamento vai muito além do número de seguidores que uma empresa possui em suas redes sociais e das curtidas que ela recebeu em uma postagem. O engajamento representa a forma como um indivíduo se relaciona com a marca através de seu blog ou redes sociais. Esse relacionamento é iniciado a partir do momento em que ele baixa um material ou assina um feed de notícias, por exemplo.

Por que o engajamento é tão importante?

O engajamento é importante porque ele mostra se os potenciais clientes do negócio estão realmente interessados no site e no conteúdo disponibilizado pelo blog. Além disso, é a partir das estratégias de engajamento que um simples visitante do blog da empresa se torna um lead. E depois das ações de marketing digital, ele se transforma em um cliente e até mesmo em um fiel seguidor da marca.

De que maneiras o engajamento é demonstrado?

É possível perceber se um visitante está engajado quando ele:

Assina uma newsletter

Quando um visitante entra no blog da empresa e gosta do conteúdo disponibilizado, ele assina o RSS para receber novos posts e materiais do seu interesse diretamente por e-mail. Esta é uma forma muito comum de engajamento.

Faz um comentário

Um visitante faz um comentário em algum post quando ele quer elogiar, sugerir algo ou complementar o que foi escrito. Essa é uma das melhores maneiras dele interagir diretamente com a marca e dos gestores mensurarem o engajamento.

Converte após uma visita

Outra maneira do visitante engajar com a marca é se convertendo depois de uma visita. Esta conversão pode ser feita de várias formas: download de materiais (e-books, white papers), assinatura em newsletter, aquisição de um produto ou serviço, entre muitas outras.

Curte ou compartilha algo

O visitante também está engajado quando ele curte a página da empresa em alguma rede social ou os conteúdos postados por ela. E quando gosta de um post ou material, ele compartilha com seus amigos através de suas próprias redes sociais.

Como obter um maior engajamento?

Agora que você já sabe as formas de engajamento, aproveite para conferir as melhores práticas para aumentar o dos clientes:

Ofereça conteúdos interessantes e relevantes

Um cliente não irá interagir com a empresa se ele não encontrar conteúdos que o motivem. Por isso, produza conteúdos interessantes e relevantes em seu blog, como blogposts, e-books, webinars, infográficos, por exemplo. Mas vale lembrar que eles devem focar na buyer persona do negócio e ajudar os leitores em suas dúvidas, problemas e desafios.

Direcione o visitante por meio de call-to-actions

Os visitantes podem ter dúvidas sobre como eles podem interagir com a marca. Por isso, crie CTAs (call-to-actions) simples e objetivos e os adicione no final de blogposts e outros materiais. Assim, o visitante que ficar interessando em fazer um comentário ou curtir ou compartilhar um post não terá dificuldades para interagir.

Facilite a interação do cliente com a marca

Navegação simples, design responsivo e formulários descomplicados – que não solicitam muitas informações ao visitante – são fatores que tornam o site da empresa mais fácil de navegar e proporciona uma interação com a marca de forma mais simples.

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Se você ficou com alguma dúvida sobre o engajamento e sua importância, ou gostaria de dividir sua experiência conosco, use o campo dos comentários.

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

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