Blog

Como organizar o marketing digital de conteúdo?

marketing-digital-de-conteúdo

A sua empresa já aposta em estratégias de marketing digital de conteúdo para atrair e fidelizar clientes? Este é um investimento extremamente importante para conquistar o consumidor moderno, que busca na internet a resposta para diferentes problemas. Se é a sua empresa quem mostra de forma eficiente a solução necessária, então são grandes as chances de que o cliente em potencial fique bem impressionado com a sua marca. Daí a ele iniciar um relacionamento com a empresa, conhecendo mais sobre a sua história e produtos, é apenas um passo, ou alguns cliques no mouse.

Mas, para isso, é preciso focar na produção de um conteúdo de qualidade, direcionado a resolver as dúvidas do seu público-alvo. Apresentar um conteúdo acima da média também depende de uma boa organização, tanto para garantir que os temas escolhidos serão relevantes, quanto para manter o blog da empresa ativo e frequentemente alimentado. É sobre esta organização que falaremos a seguir. Confira:

Quais são as vantagens do marketing digital de conteúdo

Você ainda tem dúvidas sobre a importância de se investir em marketing digital de conteúdo? Considere o seguinte cenário: o seu cliente está na internet? As pessoas que ajudam a influenciar a sua decisão de compra estão na internet? Então é mais do que hora de usar esta ferramenta para atrair e fortalecer o relacionamento com potenciais compradores. As vantagens para a sua empresa são diversas: este é um meio econômico de promover o seu nome e os seus produtos, quando comparado a canais tradicionais de se fazer propaganda, como a televisão, por exemplo. Na web é possível chegar a milhões de clientes em potencial em pouco tempo e, com o conteúdo certo, a sua marca pode se tornar referência na sua área de atuação.

Estes são apenas alguns exemplos de vantagens e benefícios aproveitados pelas marcas que têm as suas estratégias digitais bem direcionadas e organizadas. Muitas empresas já experimentaram um considerável aumento nas suas vendas – e no tráfego dos seus sites – apostando em marketing digital de conteúdo. Se isso ainda não aconteceu com o seu negócio, considere utilizar as dicas trazidas no próximo tópico!

Como organizar as estratégias digitais da sua empresa

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo: quem se interessa pelos seus produtos? Quem apresenta necessidades que podem ser solucionadas pela sua empresa (mesmo que ainda não saibam disso)? O seu conteúdo deve ser pautado nas dúvidas e dores destas pessoas. Os canais escolhidos para publicar e promover os artigos desenvolvidos também precisa considerar esta audiência. Para resumir, toda a sua estratégia de marketing digital de conteúdo deve ser feita a partir dos dados obtidos acerca do seu público-alvo.

O marketing digital de conteúdo tem como objetivos responder às principais dúvidas dos seus potenciais compradores, mostrar as soluções que podem ser encontradas na sua empresa, educar a sua audiência por meio de materiais como blog posts e e-books e construir um relacionamento baseado na confiança. Para isso é preciso focar na produção de um conteúdo que atenda as principais necessidades dos seus consumidores-alvo.

Para tornar o seu marketing digital de conteúdo mais eficiente, organize os temas das próximas produções:

  • Quais são os assuntos que podem agregar valor ao dia a dia dos seus potenciais clientes?
  • Quais são as principais dúvidas dos seus consumidores?
  • Que problemas podem ser solucionados pelos produtos da sua marca?
  • Separe os temas de acordo com a etapa do funil que eles atendem.

Lembrando: estão no topo do funil os consumidores que ainda estão tomando conhecimento sobre o seu produto (fazem parte desta fase temas que despertam o interesse e que apontam dores que, algumas vezes, nem o potencial cliente sabe que tem). No meio do funil estão os consumidores que estão considerando a compra do seu produto (temas mais aprofundados fazem parte desta etapa) e no fundo do funil ficam os consumidores que já estão na fase final do processo de compras (aqui os temas devem ser focados em mostrar os benefícios e diferenciais dos produtos da sua marca com relação à concorrência no mesmo segmento).

O calendário do marketing digital de conteúdo

Com os temas escolhidos, é hora de montar o seu calendário de publicações. Para que o site da empresa tenha o tráfego esperado e para que, de fato, se torne uma referência em sua área de atuação é preciso manter frequentes as publicações. Quantas vezes por semana serão publicados novos artigos? De preferência, escolha dias fixos na semana para fazer estas atualizações. Assim, os visitantes da sua página sabem quando esperar novos conteúdos no endereço virtual da sua empresa.

Para manter organizada a sua estratégia de marketing digital de conteúdo, faça, no início de cada mês, a descrição dos temas que devem ser publicados por semana. Coloque no calendário: os responsáveis pelas publicações tanto no site quanto nas redes sociais e também descreva quais são as redes que serão utilizadas para promover os seus conteúdos. Estes canais não devem ser escolhidos de forma aleatória. É necessário considerar o público-alvo da marca: quais redes sociais são mais utilizadas pelos seus potenciais compradores?

Uma estratégia digital bem organizada demanda tempo para encontrar os assuntos mais eficientes em atrair a audiência certa. Também depende da obtenção de dados importantes relacionados ao público-alvo da empresa e do uso de ferramentas, como o calendário, que contribuem para que a distribuição das publicações possa ser melhor visualizada e controlada. Os resultados fazem o investimento valer a pena!

blog

A sua empresa já conta com estratégias de marketing digital de conteúdo bem organizadas? Isso é essencial para que os resultados correspondam às expectativas! Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!