Servidor de hospedagem

Como saber qual a melhor hospedagem na web?

Aumenta cada dia o número de empresas buscando consolidar sua presença na web, seja para aumentar a visibilidade de sua marca no mercado ou potencializar suas vendas. Matérias como esta se tornaram comuns e claro, chamativas para todo tipo de empresa que procura expandir seu negócio. Com todo esse verdadeiro boom acontecendo online e empresas migrando grande parte de sua operação para este novo espaço, a hospedagem ainda é algo deixado em segundo plano.

Como sei qual a melhor hospedagem?

Esta pergunta, embora pareça ter uma resposta simples: a melhor hospedagem será aquela com a maior quantidade de recursos disponíveis para mim e meu espaço web, a verdade é que nem sempre isso é verdade.

Conhecimento técnico, orçamento, público, requisitos do sistema e ferramenta e até o quão atualizada ela for. Essa soma de fatores me dirá qual a melhor hospedagem. Melhor ainda, dirá qual a melhor hospedagem para mim.

O que pretendo hospedar?

Essa pergunta determina muita coisa. As tecnologias utilizadas definem o tipo de hospedagem que estou procurando. Nem toda hospedagem disponível no mercado é genérica, há algumas que são muito interessantes e especializadas disponíveis no mercado, como por exemplo a empresa americana WPEngine, que oferece uma hospedagem especializada em WordPress.

Saber ou ter um profissional técnico especialista na área junto com você na hora de escolher pode ser um grande diferencial para ter a melhor hospedagem pelo melhor valor possível.

Qual o tamanho do meu público?

O seu sistema a ser hospedado será simples como um website institucional ou um blog, mas você possui um grande volume de visitas? Existem diversas hospedagens com limitações de visitas a seu website em forma de cotas diárias, semanais ou mensais, e estar antenado a esse tipo de informação pode ser crucial para seu negócio.

Um sistema leve não foge destas cotas, mesmo transferindo menos dados

Uma loja pode ser leve, possuir poucos produtos e ter acessos diários na casa dos milhares, por exemplo.

Existem peculiaridades no meu sistema?

“Peculiaridade” é uma boa maneira de se referir a uma dependência do seu sistema. Trate isso como algo que o sistema precisa para funcionar.

O WordPress precisa que a hospedagem rode PHP, por exemplo

Caso a hospedagem venha a não atender essa exigência, ela se tornará inviável. Assim como no primeiro ponto, entender o que seu sistema é ou ter um técnico especialista de confiança lhe auxiliando neste processo será um grande diferencial positivo para sua escolha final.

A hospedagem se mantém atualizada?

Algumas hospedagens acabam sendo mais baratas e, em alguns casos, isso não se dá só por ela ter limites mais modestos de tráfego de dados, e-mails ou outros elementos dela. Algumas hospedagens possuem painéis de controle, versões das linguagens suporadas e seus servidores atrasados e, embora isso reduza o preço, tem efeitos bastante negativos no resultado final de seu sistema.

Softwares, incluindo painéis de hospedagem e outros itens listados acima, são atualizado por, entre vários motivos, segurança. Quando se descobrem brechas no software, elas são catalogadas para serem resolvidas, assim lançando uma atualização. Serviços que não atualizam as ferramentas que utilizam podem estar deixando faltas gravíssimas de segurança em sua hospedagem para eventuais ataques.

Ofereça uma experiência melhor para o cliente no consumo de seus produtos

Além do fator segurança, quando se está competindo por um espaço na web, ter uma hospedagem que se mantém atualizada se torna um diferencial. Para manter-se atualizada, assim como nós com nossos computadores, uma empresa de hospedagem deve investir em melhores equipamentos, licenças de uso, certificados para seus funcionários de atendimento, manutenção e até venda. Isso tudo significa um ganho muito grande do cliente da hospedagem, que vai ter plena capacidade de manter um sistema web que “nada na crista da onda”.

Ter a melhor hospedagem é a garantia que seu espaço na web está saudável e em seu melhor

São vários os aspectos que podem definir qual a melhor hospedagem para você e as ofertas são várias. Ter em mente o que você está procurando e o conhecimento técnico ou alguém que o possua são jeitos de ter uma maior segurança nesta escolha.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida em relação às etapas de escolha da melhor hospedagem para você? Escreva pra gente pelos comentários.

Sobre o autor

Vítor Ferreira Bem Silva

Desenvolvedor web da InCuca Soluções Tecnologicas desde janeiro de 2016, focado em JavaScript e Wordpress.
Músico nas horas vagas e leitor assíduo.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!