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Como ter sucesso no marketing digital com blog?

Pode o marketing digital com blog ser eficaz e escalável? Alerta de spoiler: a resposta é “sim!”

Mas é preciso um planejamento cuidadoso, a fim de fazer isso acontecer. Para um blog escalável, é necessário pensar em uma estratégia de marketing eficaz em um ambiente de constantes mudanças do marketing digital.

Como ter um blog preparado para escalabilidade?

Nos “velhos tempos” do marketing digital (no final dos anos 90, início dos anos 2000), webmasters e profissionais de SEO tinham um trabalho muito mais fácil em delinear e implementar estratégias online que obtivessem resultados (rankings melhorados, o aumento do tráfego, etc.). Na época, os algoritmos do Google eram muito menos inteligentes do que hoje, deixando a porta aberta para táticas de marketing baratas, rápidas e facilmente repetíveis.

Hoje, passamos por um “zoológico” de atualizações do algoritmo do Google (Panda, Penguin, Pigeon, Hummingbird, etc.), todos voltados para a melhoria da qualidade dos resultados de pesquisa, de uma maneira ou de outra. Com estas alterações, os profissionais de marketing foram forçados a adotar uma abordagem de “qualidade sobre a quantidade” em seus esforços online. Ai invés de vez de comprar 1.000 backlinks ou duplicar o conteúdo com vários editores, agora é preciso concentrar-se em criar relacionamentos mutuamente benéficos com influenciadores da indústria e melhorar os relacionamentos com conteúdo original e de alta qualidade em muitos meios diferentes.

Marketing digital com blog eficaz

Hoje, o marketing digital mede a eficácia não necessariamente pelos rankings ou tráfego, mas, sim, como as métricas afetam os objetivos de negócio de uma empresa. Claro, verificar o ranking para uma palavra-chave é importante, mas os benefícios de fazê-lo superam o tempo e os custos necessários para chegar lá? É melhor para a sua marca conduzir milhares de visitantes para o seu blog pela promoção de conteúdo por meio de spam, ou criar conteúdo focado em atrair visitantes relevantes para o seu site?

Para ser verdadeiramente eficaz, é preciso analisar constantemente e desenvolver novas estratégias que alinham os esforços da estratégia de marketing digital com os objetivos de negócio dos clientes.

Marketing digital com blog escalável

Existem três maneiras principais para tornar um blog escalável e preparado para isso:

1) Diversifique a estratégia de marketing digital com blog

Isso pode parecer contraditório com os princípios de escalabilidade, mas, na verdade, é fundamental. Diversificar a sua estratégia de marketing digital permite expandir o alcance global que o seu blog pode ter. Por exemplo, em vez de atualizá-lo apenas para publicar e compartilhar conteúdo, é possível incorporar uma promoção de mídia social, e-mail marketing e publicidade na mistura, aumentando rapidamente o alcance de uma determinada mensagem de marketing, sem muito esforço extra.

2) Diversificação do marketing digital com blog

Colaboração e diversificação trabalham lado a lado. O marketing digital com blog de uma empresa pode e deve ser discutido com o departamento de TI, de finanças e com o de design gráfico da empresa. Estas outras equipes ou peritos podem estar trabalhando em algo que se encaixe perfeitamente com a sua ideia atual, abrindo a porta para os esforços de promoção cruzada, que aumentam o desempenho geral do seu blog.

3) Mude a experiência do usuário no seu marketing digital com blog

Você sabe qual é uma das coisas mais gratificantes de uma estratégia digital? Desenvolver uma ideia para uma nova estratégia ou tática de marketing, ter trabalhado a todo o vapor, e pensar: como é bom fazer isso! Se a sua estratégia sempre aplica as mesmas táticas, da mesma forma entre os mesmos canais, o seu blog vai obter sempre os mesmos resultados. A escalabilidade é sobre encontrar novas maneiras de aumentar o alcance online do seu blog sem aumentar exponencialmente o trabalho envolvido. A experimentação é a melhor forma de identificar as novas táticas.

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E você? Quer saber mais sobre marketing digital? Então não deixe de acompanhar o nosso blog. Até a próxima.

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

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