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Crie um blog e alcance novos clientes na Internet

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Você provavelmente já ouviu falar na mudança do comportamento do consumidor, não é mesmo? E você, como dono de um negócio, sabe que precisa se adaptar a essas mudanças para mantê-lo competitivo e alcançar novos clientes através da Internet. Mas, de que maneira?

É aí que entra o Marketing de Conteúdo e, precisamente falando, o blog. Aqui a premissa não é atender o máximo de pesos, mas entendê-las e dar um atendimento diferenciado para os seus clientes. Contudo, para isso você precisa compreender quem esse cliente é, como captá-lo e como o blog pode te ajudar nisso. O post de hoje responderá exatamente a essas questões. Vamos lá?

O que é um cliente na Internet

Quando seu negócio está voltado para a Internet, você deve começar a entender o cliente como uma buyer persona que, segundo a Hubspot Academy, é um personagem semifictício que possui o perfil do seu cliente ideal.

Essa buyer persona irá te auxiliar a descrever o comprador que você deseja atingir e todo seu planejamento e estratégias serão voltados para ela. Assim, você conseguirá alcançar novos clientes.

Quem são os clientes na Internet

Eles são diferenciados segundo a jornada de compra do cliente, ou The Buyer’s Journey, que é composta de três etapas:

Conhecimento: esta é a em que o cliente está pesquisando, mas sem nenhum interesse específico. Ele é apenas um suspect (topo de funil).
Consideração: nesta etapa o interesse é despertado. Assim, o cliente já busca informações específicas e começa a chegar ao seu negócio. Ele é um prospect (meio de funil).
Decisão: o cliente está pronto para a compra, por isso é considerado um lead (fundo de funil).
Agora que você compreende a jornada, iremos lhe explicar como o funil de vendas irá te auxiliar a alcançar novos clientes. Continue lendo!

Como captar clientes na Internet

Para alcançar novos clientes na Internet você deve levar em conta a jornada de compra e aplicá-la ao funil de vendas. Ele representa as etapas pelas quais o cliente ideal, a buyer persona, passa. E para cada uma delas existe um conteúdo específico que irá atingi-lo e engajá-lo, que é o nosso objetivo.

Topo do funil: são os usuários da etapa de conhecimento e necessitam de conteúdo interativo e informativo.
Meio do funil: usuários que estão na etapa Consideração, por isso, o conteúdo já deve ter um teor mais educativo.
Fundo do funil: estão na etapa de decisão, ou seja, o momento de compra. Sendo assim, precisam se informações precisas, como valor do produto, benefícios, etc.

Quando seu negócio está preparado para a Internet?

Quando você compreende o que são buyer personas, a jornada de compra e o funil de vendas, você está começando a adentrar o Inbound Marketing, que tem como um dos pilares o Marketing de Conteúdo, a criação e o compartilhamento de conhecimento. Ao chegar nesta etapa, é preciso compreender que as pessoas estão em busca de conteúdo relevante e de qualidade e que somente fazendo isso você conseguirá alcançar novos clientes.

Ao escolher seguir esta linha, você precisa compreender a metodologia utilizada, que, basicamente, segue os seguintes passos:

– atração de visitantes para o blog;
– conversão dos visitantes em leads;
– transformação dos leads em clientes;
– encantamento dos clientes para que estes virem defensores de sua marca.

Como você pode perceber, o blog está no centro da metodologia. Mas, por que você deve investir em um para alcançar novos clientes? É o que explicaremos na sequência!

Por que investir em um blog para alcançar novos clientes

Ao conhecer a sua buyer persona e utilizar a jornada de compra e o funil de vendas para alcançar novos clientes, você está utilizando estratégias de Marketing Digital para otimizar os eu negócio, o que traz algumas vantagens, como:

– conhecimento assertivo sobre o cliente;
– esse conhecimento otimiza o processo de vendas, e torna as equipes de marketing e vendas alinhadas a um objetivo em comum;
– esse alinhamento envolve desenvolver conteúdo relevante para todas as etapas do funil levando em consideração a jornada de compra;
– criando um conteúdo assertivo, surgem mais oportunidades de negócios e elas são melhores aproveitadas;
– ao aproveitar melhor as oportunidades, a produtividade da equipe aumenta e a motivação cresce também.

Como se tornar referência com conteúdos qualificados na web

Para começar um blog, você deve ter sua persona definida e a jornada de compra e funil alinhados. Com isso em mente, é hora de criar sua estratégia de conteúdo. Apenas com ela você conseguirá alcançar novos clientes e se tornar referência em conteúdo na web.

Primeiramente, defina as palavras-chave que você deseja utilizar (o que melhor descreve o seu negócio?). Em seguida, decida quais serão as plataformas e mídias sociais em que será trabalhado o engajamento com os potenciais clientes. Cada mídia deve ter o seu formato, por isso, estude sobre elas.

Entendendo as mídias, você poderá criar o seu plano de comunicação: a linguagem a ser utilizada, a mensagem que será passada e como você irá monitorar seu progresso (definir suas métricas).

Por fim, estipule seu calendário editorial. Com ele em mãos, você planejará os temas a serem abordados, quais os tópicos estarão contidos em cada um, as datas em que haverá publicação e os horários. Documentar e planejar é essencial para ter uma estratégia alinhada, conseguir colocá-la em prática e alcançar novos clientes.

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Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

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