Website

Cursos EaD para escalar aulas presenciais de forma simples

cursos-EaD

A educação a distância (EaD), antes vista como uma modalidade secundária ou a ser utilizada apenas em casos especiais, destaca-se hoje como uma opção estratégica para a sustentabilidade dos negócios da área da educação. De acordo com o censo do MEC, essa é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil.

Em função de seus diversos benefícios, os cursos EaD têm sido buscados cada vez mais não apenas por quem quer realizar uma formação universitária, como também por quem busca qualificação e formação continuada, de modo a conciliar estudo e trabalho.

Esse cenário é bastante vantajoso para os profissionais e organizações voltadas à educação, porém traz consigo um paradigma: como atender com qualidade a uma quantidade crescente de alunos? A solução está em tornar os cursos escaláveis por meio de recursos do EaD. Saiba como, a seguir!

Benefícios dos Cursos EaD em relação ao formato de aulas presenciais

Não é de hoje que as pessoas têm enfrentado dificuldades em encontrar tempo livre para realizar suas demandas pessoais e profissionais. Passa-se cada vez mais tempo em engarrafamentos, reuniões e outros compromissos que, muitas vezes, levam as pessoas a abrirem mão de sua qualificação profissional. Essa é uma das limitações das aulas presenciais: elas exigem grande investimento de tempo para deslocamento e realização do curso, tanto pelo aluno quanto pelo docente.

Outras desvantagens incluem os altos investimentos necessários para oferecer uma estrutura física adequada para o ensino, a contratação de professores, que, por vezes, têm horários ociosos, os custos com salários dos docentes e do pessoal de apoio, a limitação de espaço e de recursos humanos para atender aos alunos, entre outros.

Já no modelo de Cursos EaD, é possível ter alta escalabilidade, isto é, atender a um número crescente e sem limite de discentes sem que a qualidade seja prejudicada nem haja limitação de recursos. Ao contrário das aulas presenciais, que possuem uma abrangência local, nos Cursos EaD é possível captar alunos nacionalmente ou mesmo internacionalmente.

Nos Cursos EaD, há flexibilidade de horários, tanto para o aluno quanto para o professor, as aulas são realizadas no momento mais oportuno, no local mais adequado e sem exigir grande investimento de recursos e de tempo com deslocamento.

Se você está pensando que criar e desenvolver ambientes de Cursos EaD é algo complexo e fora de seu alcance, saiba que, na verdade, ocorre o contrário: é fácil e totalmente possível criar cursos EaD otimizados e sob medida, com funcionalidades que facilitam o aprendizado, como os jogos de quiz, por exemplo, por meio de ferramentas como o WordPress, que oferece diversas soluções de sistema de gerenciamento de ensino (LMS).

Como os Cursos EaD podem escalar aulas presenciais

Como vimos, as aulas presenciais possuem limitações. Chega um momento em que não há recursos físicos, financeiros ou humanos suficientes para atender a uma demanda crescente, o que pode comprometer a sustentabilidade e o crescimento de negócios voltados à educação.

Os Cursos EaD escalam as aulas presenciais derrubando esses limites e permitindo que seu negócio possa, constantemente, captar novos alunos, sem comprometer a qualidade do ensino oferecido.

Para isso é fundamental gravar o vídeo das aulas EaD e estruturar o curso de modo que ele ocorra evolutivamente e de forma sequencial. Ao utilizar as soluções oferecidas para o WordPress é possível programar os cursos para que sejam apresentados nas datas estipuladas, automatizando também essa função. Outra funcionalidade que ajuda no processo de aprendizagem é a criação rápida de fóruns. Além disso, torna-se possível distribuir e mesmo comercializar os Cursos EaD online e integrá-los ao ambiente mobile, cada vez mais utilizado pelos estudantes, o que aumenta as possibilidades de escalar seu negócio.

Dicas de como gravar seus vídeos para Cursos EaD

Há diversos softwares e aplicativos que podem ajudar você a gravar os vídeos de seu curso EaD. O Camtasia Studio e o ActivePresenter, por exemplo, são programas para gravação e edição de vídeos voltados ao segmento de videoaulas a partir de seu computador. O Collaaj, além de permitir a gravação e edição via PC, também disponibiliza um aplicativo de uso bastante intuitivo para iPads. Já o Movavi possui ainda a opção de combinar capturas de telas na edição de seus vídeos.

Após escolher uma ferramenta, também é importante elaborar um planejamento de seus vídeos: a dica é elencar os conteúdos a serem abordados e avaliar qual é a linguagem ideal para que tudo fique claro para seus alunos, e desenvolver uma metodologia dinâmica de ensino.

Seja simpático, direto, não utilize uma linguagem muito rebuscada e uma boa prática é sempre, ao final, solicitar feedback de seus alunos, visando a aperfeiçoar ainda mais seus Cursos EaD.

Outro ponto que faz toda diferença na qualidade de seu material é utilizar um bom microfone – os que vêm acoplados nas câmeras nem sempre oferecem um áudio claro, muitas vezes a voz fica abafada e cria a impressão de falta de profissionalismo do material. Além disso, escolha para a gravação um ambiente agradável, com boa luminosidade e silencioso, com um fundo organizado e atrativo. Todos os detalhes contam!

65% da população aprende melhor visualmente e, de acordo com estudo, o desempenho dos alunos é melhor quando contam em seu aprendizado com recursos visuais. Diante disso, os vídeos são um excelente recurso para facilitar o aprendizado e formatar seus Cursos EaD com escalabilidade.

Se você já dá aulas presenciais, que tal aproveitar todos esses benefícios e experimentar a criação de Cursos EaD? Desenvolva seus cursos de modo fácil e prático com a InCuca, estamos aqui para ajudá-lo!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!