Aplicativo

Descubra como tornar real o seu projeto de fazer app para celular

Teve uma ideia e quer transformá-la em aplicativo para celular? Esse post será muito útil para você. A maioria dos apps que fazem sucesso na web são frutos de ideias inovadoras. Mas, se a intenção é aproveitar uma ideia já existente e melhorá-la no seu aplicativo, terá o mesmo potencial de sucesso que os outros. Essa melhoria será o diferencial competitivo no mercado. O fator que determina o sucesso de um aplicativo nem sempre está em torno da ideia do serviço oferecido, mas sim do planejamento de um projeto para fazer app para celular.

Muitos aplicativos não vingam devido à ausência de um projeto de validação organizado com cuidado. É preciso considerar os pontos que indicam se fazer app para celular será viável em termos comerciais, se tem mercado para o serviço oferecido e qual as características e sentimentos do público-alvo, desenvolver uma estratégia de marketing digital para promover o aplicativo e permitir que ele seja encontrado pelo público pretendido. Realizar testes para avaliar a sua eficácia e aceitação também é muito importante em um processo de validação. Ignorar essa etapa pode significar um grande risco para o sucesso da sua ideia.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas valiosas para você organizar o seu projeto de fazer app para celular de forma eficiente e dar a ele grandes chances de sucesso. Vamos lá!

aplicativo

1. Desenvolva o seu projeto

Existem muitos softwares e aplicativos de gerenciamento de projetos espalhados pela Internet. Eles são fundamentais para auxiliar você a fazer app para celular através de ferramentas de organização, execução e controle de tempo e recursos. No entanto, mesmo com essas ferramentas você poderá precisar de ajuda profissional. Se você não tem afinidade com os processos de gestão, o correto será adotar métodos mais flexíveis e deixar essa parte nas mãos de quem entende.

2. Teste a viabilidade

Coloque-se no lugar dos usuários e pergunte: por que eu usaria esse aplicativo? Essa pergunta é o começo de uma jornada que o levará a descobrir se o serviço oferecido pelo seu app, de fato, resolve algum problema. Identificar essa solução prometida ajudará a formar o perfil do seu público-alvo e ainda poderá servir como diferencial competitivo frente aos aplicativos concorrentes. Outro ponto importante para testar a viabilidade do seu projeto de fazer app para celular é analisar o potencial que ele terá para suportar um crescimento rápido e de forma sustentável. A escalabilidade do app precisa de atenção especial para evitar possíveis falhas operacionais durante e depois do seu lançamento.

3. Avalie o público-alvo

Após descobrir as soluções que o seu app oferecerá, identificar o perfil ideal do público-alvo não será mais tarefa difícil. No entanto, para concluir essa etapa do projeto, é preciso se aprofundar um pouco mais para direcionar uma publicidade com foco na dor deles. Assim, conseguirá a atenção necessária e tornará a sua publicidade mais eficiente, exigindo menor tempo e custos para atingir um bom resultado. Pesquise onde esse público se concentra em maior número e frequência (redes sociais, fóruns, blogs, etc.) e busque interação com os que podem ser os seus futuros usuários. Aprenda o máximo que puder sobre eles e terá total entendimento sobre suas intenções e expectativas.

4. Realize testes práticos

Testes práticos permitirão analisar o que funciona e o que precisa de ajuste. Além disso, poderá medir a aceitação do aplicativo no mercado antes do lançamento e fazer uma projeção do possível sucesso que terá o seu projeto de fazer app para celular. Para isso, monte o MVP (Minimun Viable Product) e entregue ao mercado um modelo protótipo do aplicativo. Só assim é possível saber o nível de engajamento que a sua ideia terá com o público-alvo.

5. Planeje uma estratégia de marketing

Agora, o seu produto precisa ser encontrado. Como a Internet é o local de concentração máxima do seu público, você deverá planejar uma estratégia de marketing digital para ele. Uma estrutura virtual baseada em website e blog serão fundamentais para divulgar o app após o lançamento. Essa etapa envolve muitas técnicas e pode se tornar muito complexa. Fazer de forma equivocada também poderá colocar em risco todo o projeto, então, se encontrar dificuldades nessa tarefa, contar com o apoio de quem entende do assunto pode fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto.

E aí, gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiência com a gente!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!