Website

Design de interação como guia de projetos na internet

design-de-interação

No universo digital, o desenvolvimento tecnológico com design de interação, sem dúvidas, possui um papel fundamental para os projetos web. Entretanto, cada vez mais o foco não está, essencialmente, apenas na tecnologia, mas nas pessoas. Para que os projetos sejam bem-sucedidos é preciso ter uma preocupação com o usuário. Entende-se hoje que, para que os programas sejam aderentes e funcionais, é preciso levar em conta a experiência que o usuário terá ao interagir com determinado produto.

Veja, a seguir, o que é design de interação e qual é a importância disso para que seus projetos na internet alcancem sucesso. Confira!

Website na InCuca

O que é design de interação

Design de interação (também conhecido como IxD – sigla para interaction design) é como denominamos a área do design especializada em produtos interativos, como softwares, jogos, aplicativos móveis e sites. Para o designer de informação, o pensamento ao desenvolver um novo projeto é focado na forma como o produto estará inserido na vida do usuário. Ou seja, o design de interação leva em consideração aspectos funcionais e emocionais do usuário ao interagir com um produto.

A importância do design de interação em projetos web

A importância do design de interação em projetos web vai além da usabilidade. Embora seja parecido com a arquitetura de informação, por ambos tratarem da forma como a informação será transmitida, os focos são distintos. Enquanto o responsável pela arquitetura de informação estará preocupado com o armazenamento e a recuperação, o designer de interação cuidará mais do aspecto de como manipular e transformar a informação.

O produto que será desenvolvido em um projeto web também se beneficia melhor dos diferentes pensamentos na etapa de planejamento. Um aplicativo, por exemplo, conta com informações manipuláveis e o plano pensado por meio do design de interação será mais adequado, enquanto o website composto de várias páginas terá um planejamento mais assertivo pelo responsável em arquitetura de informação.

Caso o projeto web envolva tanto um website com múltiplas páginas quanto um aplicativo é recomendável que a equipe conte com a colaboração dos profissionais de ambas as áreas, garantindo assim melhor qualidade e eficácia ao projeto. Em equipes maiores, o responsável pelo design de interação criará os wireframes do projeto web enquanto o arquiteto de informação terá a função de criar a estrutura do website e o planejamento geral.

No entanto, independentemente da natureza do projeto web ou da configuração da equipe, a responsabilidade principal do profissional de design de interação será criar um sistema que atenda às necessidades de seu usuário. Para isso, é preciso que ele saiba coletar e interpretar dados de pesquisa com usuários para que então possa definir a interface com base nesses estudos.

É importante que o responsável pelo design de interação saiba como funciona um teste de usabilidade ou uma análise de log, entre outros métodos de pesquisa envolvendo usuários e, caso não existam profissionais especializados em pesquisa com usuário na empresa, é papel do designer de interação saber realizar e implementar esses métodos.

É importante também que, para garantir que o projeto web tenha qualidade em sua navegação e seja eficaz, o responsável pelo design de interação tenha uma noção de design gráfico aplicado a interfaces. Dessa forma, ele poderá direcionar o designer gráfico ou o designer de produto para realizar sua criação de forma coerente com o projeto.

O design de interação é responsável por projetar toda a experiência do usuário no projeto. Para um projeto web, em que a experiência do usuário vem sendo cada vez mais um fator importante na otimização do SEO, o foco em design de interação torna-se mais fundamental do que nunca para garantir que o projeto seja eficiente e de qualidade.

Há alguns anos, desenvolver e colocar um site no ar era algo que não estava ao alcance de muitas empresas. Hoje esse cenário mudou, pois há ferramentas que permitem o lançamento de um site simples com alguns poucos cliques. Entretanto, ter um site ou projeto web interativo, atrativo e funcional, é o grande desafio para que o lead atraído permaneça em seu funil, relacionando-se com sua empresa e voltando ao seu website. De acordo com pesquisa, 88% das pessoas não devem voltar a um site que lhes proporcionou uma má experiência no primeiro contato e 94% das primeiras-impressões percebidas pelos clientes em relação a um site dizem respeito a itens relacionados ao design.

Por isso, é fundamental começar a levar o design de interação em conta em seus projetos web. Se você quer saber como ou tem uma dúvida sobre o tema, entre em contato ou deixe uma mensagem nos comentários!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!