Website

Dicas para deixar o website funcional, eficiente e atrativo

website-funcional

Você que acompanha nosso blog já deve saber que a presença online de sua empresa é fundamental para garantir a sustentabilidade de seu negócio, certo? No entanto, diversos sites e canais de outras empresas também buscam atrair a atenção de seus públicos.

Nesse ponto, pode parecer inicialmente difícil competir e entregar consistência e qualidade suficientes para vencer a concorrência. Se destacar com um website funcional, eficiente e atrativo requer atenção a diversos fatores e constante otimização de como a sua marca está sendo vista pelos seus visitantes.

Você quer fazer com que o seu website se destaque na internet? Então, confira as dicas a seguir!

Website na InCuca

Ao iniciar o projeto de criação para um website funcional, defina os objetivos com clareza

Antes mesmo de termos sequer um esboço, é imprescindível estabelecer e comunicar os objetivos pretendidos com este canal digital para que tenhamos um website funcional e eficiente. A empresa pretende fazer um site institucional padrão, uma loja virtual ou um site promocional pontual, por exemplo? E por quê? Responder essas perguntas já garante um bom início para o projeto de criação do website, orientando a equipe e todas as ações para um objetivo em comum.

Planeje a arquitetura de informação de sua página

Impossível falar sobre um website funcional sem que haja um planejamento estruturado justamente de seu ponto mais ligado à funcionalidade: a arquitetura da informação. O planejamento da arquitetura de informação seria para o website o equivalente à planta de um prédio para o imóvel.

É a etapa em que organizamos e categorizamos cada elemento do site com foco na usabilidade e na praticidade que o usuário terá ao navegar pela página. Sem o planejamento de uma arquitetura de informação, não temos o wireframe, que é que o desenho básico de tudo aquilo que será implementado e exibido no site. E sem o wireframe, a implementação do projeto torna-se mais morosa, difícil e, possivelmente, com potencial menor de gerar resultados para o seu negócio.

Prime pela experiência do usuário (UX) criando um website funcional e responsivo para dispositivos móveis

UX é a sigla para user experience (experiência do usuário). Ela abrange a percepção (positiva ou negativa) de quem interage com determinada marca ou canal. Uma das estratégias que trazem bons resultados em termos de experiência do usuário é o chamado onboarding, técnica que consiste em fazer uma espécie de tour com dicas e demonstrações que facilitem o entendimento do usuário sobre como navegar no seu site.

Para deixar seu website funcional e eficiente também é importante levar em conta que o uso de smartphones para acessar à internet cresceu largamente em um curto período. De acordo com pesquisa realizada em 40 países diferentes, 90% dos entrevistados afirmaram acessar à internet todos os dias por meio de dispositivos móveis.

Apesar dessa realidade, ainda há empresas que desenvolvem seus sites pensando apenas nos usuários que utilizam PCs. Não caia nesse erro! Segundo estudo, 40% das pessoas abandonam um site quando acessam-no de seu celular e percebem que ele não é mobily friendly.

Por isso, ter um website funcional que possa ser acessado em dispositivos móveis de forma agradável e atrativa é essencial.

Utilize a linguagem do seu público

Não basta ter um website funcional se ele não engaja e atrai seus visitantes. Como o site é uma parte importante de toda uma estratégia de comunicação digital, é importante que ele esteja integrado com a linguagem desses canais, refletindo em seu visual e conteúdo a “cara” do público e de sua marca. Conhecer profundamente a forma como o seu público-alvo se comporta na internet conta muitos pontos para que seu website seja mais atrativo para ele.

Explore as métricas para avaliação constante do website

Ferramentas gratuitas de mensuração e organização de dados de seu website como o Google Analytics devem ser exploradas ao máximo. Realize a avaliação constante de sua página com diferentes métricas de mensuração para estipular um funil de metas e identificar as áreas que mais engajaram e conquistaram a atenção do usuário, fazendo aperfeiçoamentos e alinhamentos nas páginas do website.

Conte com o suporte dos profissionais de TIC para manter seu website funcional, eficiente e atrativo

Uma dica valiosa é realizar parcerias com empresas de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) e aproveitar sua expertise e acesso a tecnologias para otimizar o seu website.

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization – otimização dos motores de busca) não apenas fazem com que o site seja mais bem posicionado em ferramentas de busca como o Google, como também fazem com que seu canal seja atrativo para seu público, aliando as características de um website funcional com conteúdo com alta relevância.

De acordo com Tony Haile, uma empresa tem somente 15 segundos para captar a atenção de seus clientes e 55% dos visitantes devem ficar menos do que isso em seu site se ele não for atrativo. Utilize nossas dicas para deixar o seu website funcional, eficiente e atrativo! Se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência, deixe seu comentário!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!