Website

Importância do design responsivo para o ambiente virtual da empresa

design-responsivo

Design responsivo não é um termo novo, mas tem chamado a atenção com o crescimento do mercado mobile, principalmente dos tablets e celulares de tamanhos e resoluções variadas, e se refere ao site corporativo, blog ou e-commerce que respondem adequadamente ao tamanho da tela.

O termo está diretamente ligado aos princípios do “Mobile First”, que pensam primeiro na experiência do usuário a partir do celular e somente depois no desktop. Os especialistas afirmam que a internet está cada vez mais dinâmica e portátil, e é necessário se atualizar todos os dias para acompanhar os desejos dos usuários que buscam a comodidade e a facilidade dos mobiles.

O Brasil é o quarto maior mercado de mobilidade do mundo, com mais de 266 milhões de conexões móveis ativas. Com esse número crescente de tablets e smartphones acessando a rede, ter um site responsivo melhora muito a experiência de usabilidade e de navegação do usuário. Se o seu site não se adaptar ao dispositivo móvel vai dificultar a leitura e deformar o layout, fazendo com que o cliente desista de navegar.

Website na InCuca

A importância do design responsivo

A popularidade do mobile é enorme, 80% dos adultos usuários de internet utilizam um smartphone. Além disso, de acordo com a ReBuilt Nation, em 2017, cerca de 2.97 bilhões de usuários irão navegar na internet por meio de seus telefones móveis, o que significa cerca de 91% do total de usuários de internet. Ou seja, cada vez mais pessoas farão suas compras a partir do e-commerce e se sua loja virtual não disponibilizar plataformas responsivas, ficará aquém da concorrência.

O Google notou essa movimentação dos usuários e lançou um algoritmo, chamado de Page Layout, para ranquear os sites nas buscas orgânicas. Páginas que não forem adaptadas para dispositivos móveis cairão no ranking. A mudança foi feita porque, de acordo com o Google, a experiência com sites não responsivos é ruim, incluindo links difíceis de serem clicados, dentre outros exemplos.

Para que o seu site, blog ou loja virtual tenha um design responsivo é necessário possuir 4 itens importantes:

Media queries: referem-se à programação, ou seja, os códigos por trás da aparência. Esta etapa é essencial e demanda profissionais experientes.

Layout fluido: o layout certo ajuda a trabalhar os pixels das medidas de cada página. Nesta etapa da criação, já dá para testar a responsividade. Abra a ferramenta no mobile e navegue.

Imagens flexíveis: as imagens devem se adaptar a todo o tipo de resolução de tela.

Conteúdo: conteúdo de qualidade também faz parte de um site ou blog que se preocupa com a experiência do usuário. No caso do e-commerce, a descrição detalhada de produtos e serviços é essencial.

Há serviços disponíveis no mercado com profissionais que entendem a evolução e as transformações que a conectividade trouxe para o mercado. Esses técnicos são capazes de criar um site, blog ou loja virtual fluída, com navegação intuitiva e adaptada para o ambiente virtual mobile.

Se você já tem um site, blog ou loja virtual, o processo tende a ser ainda mais simples e rápido, principalmente, se já foram utilizados frameworks que trabalhem com o design responsivo. Frameworks são estruturas de código já prontas que trazem consigo diversas linhas em CSS, JavaScript e HTML já escritas, facilitando bastante o trabalho do desenvolvedor web.

Não perca tempo, pense no número de clientes que podem chegar ao seu site, blog ou loja virtual através dos dispositivos móveis e tenha já o seu site responsivo. Gostou do nosso post? Não deixe de compartilhar suas experiências e conselhos nos comentários logo abaixo.

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!