Software

Invista em uma plataforma sob medida para a eficiência da educação a distância

Há alguns anos atrás não se imaginava, por exemplo, a possibilidade de estudar online, sem sair de casa e ter acesso à educação a distância.

Há alguns anos atrás não se imaginava, por exemplo, a possibilidade de estudar online, sem sair de casa e ter acesso à educação a distância. E é justamente este tipo de ensino que tem crescido cada vez mais em todo o mundo. Por isso, não é novidade que a Internet tem mudado muitos conceitos e quebrado diversos paradigmas ao longo de sua evolução.

Mas, por outro lado, as instituições educacionais precisam estar preparadas para atender esta demanda. Para isso, existe a necessidade de investir em uma plataforma sob medida para oferecer a educação a distância aos alunos. Acompanhe os detalhes a seguir e entenda mais sobre este assunto.

Software na InCuca

Vantagens de ensinar na Internet

Diversas são as vantagens de se oferecer educação a distância. No entanto, vale destacar que a dispensabilidade de espaço físico e a flexibilidade das aulas oferecidas aos alunos são as principais. Mas os benefícios não param por aí, e quem pretende oferecer essa modalidade de ensino, poderá desfrutar alguns dos seguintes benefícios:

  • Possibilidade de expandir fronteiras, atuando com público em outros estados ou até mesmo no exterior;
  • Possibilidade de oferecer um ensino mais barato do que as tradicionais instituições, já que é possível atender a um maior público;
  • Menores custos de manutenção, implementação e mão de obra;
  • Recursos multimídias e dinâmicos para ensino na Internet.

Na educação a distância, os materiais didáticos são a principal ponte de comunicação entre quem ensina e quem aprende, portanto, eles devem ser adequados para que o aluno compreenda os conteúdos da maneira mais clara possível. Atualmente é possível contar com vídeos, slides, apostilas virtuais, questionários online, entre outros recursos.

A grande vantagem desses recursos é que eles estão cada vez mais avançados. Desta forma, a instituição que opta pelo ensino a distância, pode facilmente acompanhar as tendências tecnológicas para oferecer o que há de melhor aos alunos, ao contrário do ensino presencial, que muitas vezes fica preso a recursos ultrapassados e que tomam maior tempo dos alunos durante o aprendizado.

Gamification na educação a distância

Hoje, um dos maiores desafios das instituições de ensino está em despertar e manter o interesse dos alunos durante o aprendizado das disciplinas. E este é justamente o papel da gamification, que consiste basicamente em utilizar recursos baseados em recompensas ou incentivos para aumentar o engajamento e estimular o interesse do público.

A gamification é muito utilizada em jogos, mas dentro da educação a distância ela também pode ser perfeitamente implantada. Assim, quem pretende investir no EAD, terá esta grande vantagem aliada a um modelo de ensino inovador.

EAD no mercado corporativo para capacitação

Outra grande vantagem de uma instituição disponibilizar a educação a distância para o seu público é a possibilidade de conquistar também o mercado corporativo. A prova disso é que cada vez mais empresas estão optando pelo EAD para oferecerem cursos e treinamentos aos seus funcionários. E alguns dos motivos desta procura são:

  • Redução de custos com locações de salas, viagens, hospedagens e até mesmo do treinamento em si;
  • Retorno mais rápido sobre o investimento devido à dinâmica das aulas;
  • Maior comodidade e flexibilidade para treinar seus funcionários;
  • Vantagens de criar uma ferramenta sob medida alinhada com a estratégia de ensino.

Agora que já conhece as vantagens do ensino a distância e já tem um breve panorama deste mercado, poderá surgir a seguinte dúvida: como minha instituição pode se beneficiar criando uma plataforma sob medida? Veja algumas vantagens:

  • Entregar uma boa experiência para o usuário (aluno);
  • Ter um diferencial competitivo que foge das soluções de prateleiras existentes no mercado tecnológico;
  • Desenvolvimento de soluções focadas nas necessidades reais dos alunos;
  • A instituição terá um sistema totalmente personalizado;
  • Contato direto com o desenvolvedor, que facilita e agiliza o suporte;
  • Facilidade em acompanhar o crescimento e a evolução da instituição.

Durante os seus primeiros anos de vida, o EAD gerou certa desconfiança por parte das pessoas em acreditar que não era possível promover a educação a distância. No entanto, a barreira da desconfiança foi quebrada e cada vez mais pessoas e empresas têm investido em cursos e treinamentos online devido aos diversos benefícios.

Portanto, se você atua no setor de educação e ainda não aderiu ao EAD, então vale a pena avaliar a possibilidade de desenvolver uma plataforma de educação a distância para atender a esta demanda cada vez mais crescente.

E você, já disponibiliza educação a distância para o seu público? Compartilhe conosco a sua experiência, comentando abaixo.

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!