Loja Virtual

Marketplace de serviços conecta quem oferece algo com quem precisa de algo

marketplace-de-sweviços

O ambiente do marketplace de serviços é construído para funcionar em torno de uma comunidade ou nicho de mercado. Empresas ou pessoas interessadas em divulgar os seus serviços podem se cadastrar justamente em uma plataforma de marketplace de serviços, oferecendo para seus clientes o que eles necessitam. O marketplace também permite que os clientes tenham acesso a mais informações sobre o seu negócio, como avaliações, recomendações de outros usuários e relação de valores, facilitando a escolha do melhor fornecedor do serviço em questão.

Loja Virtual na InCuca

Administrar e ser dono de uma plataforma de um marketplace de serviços pode gerar uma boa oportunidade de lucro. O dono do ambiente pode estabelecer diferentes tipos de contrato com seus parceiros prestadores de serviço, seja ficando com uma parcela dos valores dos negócios contratados por meio do marketplace de serviços ou seja montando planos de assinatura ou lances.

É importante conhecer e analisar os fornecedores de serviços que a sua plataforma de marketplace pretende alcançar para, então, definir o melhor contrato e a prática de preço mais adequada. Essa análise também deve ser estendida aos potenciais clientes que serão atraídos ao marketplace em busca de um determinado tipo de serviço.

A escolha da plataforma mais adequada para um ambiente de marketplace de serviços
A tecnologia está no core business de um marketplace de serviços. Isso porque a plataforma é a responsável por atrair e conectar quem presta um serviço com aqueles que precisam desse serviço. Por isso, a escolha da plataforma adequada é fundamental para o sucesso do negócio.

Um ambiente de marketplace de serviços pode ser implementado em WordPress, aproveitando todas as qualidades e ferramentas que a plataforma de construção de websites já possui voltadas para plataformas de e-commerce, como a facilidade na edição de conteúdo, otimização de SEO e “responsividade” (adaptação para visualização em dispositivos móveis). Essa tecnologia também é escalável, o que não cria impedimentos e favorece o crescimento do número de prestadores de serviços e de clientes cadastrados.

Apesar da acessibilidade das plataformas de implementação, não basta apenas o WordPress para a criação de um ambiente de marketplace de serviços. É preciso também ter uma estrutura que mantenha a solução robusta e otimizada, permitindo que tanto o vendedor quanto o cliente tenham uma experiência “customizável” durante o uso do ambiente, ao tornar funções como cadastro de perfil e controle de estoque acessíveis e eficientes. Segurança é um outro fator importante a ser considerado, pois o ambiente de marketplace de serviços depende de sistemas anti-fraude que previnam a empresa dona do ambiente de fornecedores de serviços fraudulentos e clientes se utilizando de dados financeiros falsos.

O parceiro adequado para lidar com um ambiente de marketplace de serviços

A infraestrutura de um marketplace de serviços precisa ser bem implementada, de forma a atender às necessidades dos vendedores e dos clientes. Parceiros cadastrados devem encontrar no sistema as ferramentas possíveis para promover seu serviço de forma fácil, atraente e eficaz.

Ter um sistema planejado e implementado com excelência exige um conhecimento prévio em saber como esses ambientes interagem com o usuário e com as empresas cadastradas, além de um cuidado com a experiência do usuário em relação à interface. Por isso é essencial contar com profissionais especializados no planejamento e desenvolvimento de uma plataforma que possa atender a essas demandas, como as soluções tecnológicas oferecidas pela InCuca.

Você já conhecia o negócio de marketplace de serviços? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!