Loja Virtual

Marketplace para produtos é a “loja das lojas” na internet

marketplace-para-produtos

É gigantesca a competitividade das grandes lojas do ramo do e-commerce, um mercado com expectativa para movimentar cerca de R$ 59,9 bilhões somente em 2017. Mas, mesmo pequenos empreendedores podem investir em comércio eletrônico apostando em segmentos de nicho e estruturas que integram diversas lojas, por meio do marketplace para produtos.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre o que são marketplaces para produtos, seus benefícios e dicas para montar um desses ambientes para o seu negócio. Confira!

Loja Virtual na InCuca

O que é o marketplace para produtos?

O marketplace é um site de e-commerce que agrega produtos selecionados de diferentes fornecedores, funcionando como uma “loja de lojas” na internet. O marketplace para produtos é responsável por facilitar as transações online por meio dos serviços e da estrutura para pagamentos da plataforma. Empresas como o Mercado Livre e o eBay são exemplos de grandes operações de marketplace para produtos. Além desses marketplaces representados por grandes portais, há também os marketplaces de nicho, que são mais segmentados, como, por exemplo, o Elo7, voltado a produtos artesanais e autorais. Esses espaços foram criados para facilitar e melhorar as vendas de produtos por um menor custo e para aumentar a visibilidade das marcas de empresas de todos os portes.

Crie um ambiente para que lojas ofereçam suas mercadorias através do marketplace para produtos
A metodologia do marketplace como espaço para lojas venderem seus produtos é hospedar aquelas lojas que trabalhem com uma grande variedade de mercadorias, podendo assim ter capacidade de vender uma grande quantidade diária e ganhar uma pequena porcentagem sobre a venda de cada produto pelas lojas cadastradas. O modelo de marketplace para produtos é bastante atrativo para empresas que trabalham com mercadorias destinadas a nichos específicos, pois a estrutura de “loja de lojas” permite uma segmentação e agregação que pode levar pequenos negócios mais próximos de seu público potencial.

Monte um ambiente de marketplace para produtos

É possível montar uma estrutura de marketplace para produtos e serviços que permita que outras lojas se cadastrem por meio de plataformas acessíveis e responsivas, como o WordPress. Montando uma plataforma de marketplace para produtos, você pode criar parcerias para que lojistas se cadastrem (seja em formato de pagamento mensal, seja no gratuito) e comercializem seus produtos.

É interessante pesquisar segmentos que ainda não tenham uma grande presença online ou estrutura de e-commerce pronta, podendo assim oferecer uma solução de marketplace de produtos que atenda às necessidades e facilite os processos de lojistas que precisam aumentar sua taxa de aquisição de clientes, mas não têm como investir sozinhos em uma plataforma própria, do zero.

É importante considerar que montar um sistema de marketplace para produtos exige uma plataforma robusta, por lidar com um alto volume de informações, e um ambiente seguro, que proteja seus lojistas parceiros e clientes de fraudadores se passando por vendedores. A criação de um marketplace para produtos exige também uma gestão financeira especializada, para lidar com o intermédio das transações e rotinas financeiras do modelo.

Tenha em mente sempre que o investimento em uma plataforma de marketplace para produtos, apesar de poder gerar oportunidades de resultados lucrativos e rentáveis, demanda uma estrutura desenvolvida por uma equipe especializada e que possa lhe oferecer uma solução gerenciável.

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento de marketplace registrou crescimento de 24% nos últimos quatro meses. Esse é um modelo de negócio que permanece atrativo, mesmo em um cenário de instabilidade e crise, oferecendo um elo eficiente e seguro entre quem quer vender seus produtos e quem quer comprá-los.

Você já conhecia o conceito de marketplace? Já comercializa produtos em um desses portais? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!