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Mobile Commerce: diferencial competitivo para lojas virtuais

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Considerado uma evolução do comércio eletrônico, o Mobile Commerce é uma nova modalidade de e-commerce que tem saído do rol de tendências, passando a ser uma realidade de mercado que conquista cada vez mais adeptos. Conhecido também como M-Commerce ou mCommerce, o Mobile Commerce é toda transação comercial de bens e serviços feita por meio de aplicativos em dispositivos móveis, como celulares, smartphones ou tablets.

O termo é antigo, empregado pela primeira vez em 1997, mas somente agora tem se consolidado com mais força na América Latina. Em 2016, o Brasil alcançou a marca de 168 milhões de smartphones ativos, representando uma alta de 9% em relação ao ano anterior, mesmo em plena crise econômica. A expansão da rede de internet móvel e o custo mais acessível dos aparelhos celulares têm gerado mudanças de comportamento na população brasileira.

O smartphone já ultrapassou a TV e se tornou a primeira tela dos usuários. Os brasileiros passam em média 149 minutos por dia em seus celulares e apenas 113 minutos na frente da TV. Esse crescimento também começa a ser sentido no Mobile Commerce. Em 2015, 12% das compras online foram realizadas pelo celular, movimentando 27 bilhões de reais. Entre as categorias que mais vendem online estão as de eletrônicos, roupas, calçados e acessórios.

Pode parecer uma realidade distante, mas o Mobile Commerce tem se tornado uma opção lucrativa e competitiva até mesmo para pequenos e médios negócios. Em um cenário de desaceleração econômica e em um mercado altamente competitivo, uma forma de alavancar as vendas é oferecer múltiplos canais e boas soluções para os consumidores se relacionarem e fazerem negócios com sua empresa.

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Vantagens do Mobile Commerce

Aplicativos para Mobile Commerce costumam ser mais baratos e fáceis de criar do que websites. Mesmo com um pequeno investimento, os pequenos negócios podem competir em pé de igualdade com seus concorrentes maiores, utilizando criatividade e estratégia para o desenvolvimento de seus apps. Outra facilidade é o tempo de implantação. Um desenvolvedor com experiência no mercado pode entregar uma solução pronta até mesmo entre cinco e oito semanas após seu início.

Fazer compras pelo celular é mais fácil e rápido para o consumidor, sobretudo para os nativos digitais. Sua marca fica disponível sempre que um cliente quer comprar algo. No Mobile Commerce, em qualquer hora e em qualquer lugar, o cliente pode realizar uma compra, mesmo quando ele está em uma loja física. Muitas vezes o cliente não encontra o que está procurando e por meio do seu smartphone ele pode consultar facilmente os produtos do catálogo do seu negócio e recebê-los em casa, sem se preocupar em pegar trânsito.

Com a navegação da internet se tornando cada vez mais mobile, o Google e outros sistemas de busca têm implantado algoritmos que priorizam as páginas que funcionam melhor em telas de smartphones. Se o seu negócio já estiver preparado para esse novo padrão online, ganha uma vantagem extra frente à concorrência.

Dicas de sucesso para o Mobile Commerce

É importante definir claramente o seu público-alvo ao montar o plano de negócios no Mobile Commerce, para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso. Sendo ele na forma de um aplicativo, em uma loja virtual, é importante que seu projeto seja exclusivo, compatível e “customizável” para o uso em smartphones.

O Mobile Commerce sempre deve focar na experiência do usuário. Utilize uma interface simples, menus de fácil navegação e mensagens de sucesso e de erro claras durante todo o processo de compra. Somente o conjunto desses fatores poderá fornecer uma experiência positiva de uso que se reverta em resultados financeiros. Não se esqueça de integrar sua solução mobile com um sistema seguro de pagamento, tornando mais conveniente realizar compras pelo celular.

Outra forma de envolvimento com seu cliente acontece através as redes sociais. Utilize blogs, wikis, fóruns e outras funcionalidades para conseguir promover sua marca e atrair seu cliente tanto para a loja física como para a versão online. Também é importante oferecer opções de suporte, como e-mail ou chat, para melhorar a experiência do usuário e garantir a satisfação e a fidelização do seu cliente.

Quase 90% dos participantes de um estudo afirmaram que ter um smartphone com acesso à internet e informações sobre produtos e serviços em tempo real os torna mais abertos a descobrirem sobre novas tendências e a realizarem compras espontâneas. O Mobile Commerce é fundamental para que sua empresa acompanhe as mudanças no comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado via dispositivos móveis e que utiliza esse recurso para pesquisar sobre produtos e serviços para realizar a sua compra ou contratação. Por isso, essa modalidade é importante para qualquer negócio que venda online, mesmo para os que já possuem uma loja virtual.

E você, está pronto para entrar no Mobile Commerce? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

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