Blog

O que é e como criar uma buyer persona?

buyer-persona

Se você gosta e precisa atuar com marketing ou desenvolvimento de conteúdo digital, é extremamente importante saber mais sobre um aspecto fundamental dessa área: a buyer persona, uma representação de quem é o seu cliente. Você vai precisar descobrir quais são suas características e peculiaridades e montar um perfil imaginário, que o ajudará a criar estratégias brilhantes para vender o seu produto.

Qual a tradução de buyer persona?

A tradução mais utilizada para buyer persona é a de cliente ideal. Trata-se de um perfil detalhado do cliente perfeito, essencial para desenvolver seu projeto e estratégia de vendas e marketing.

O que buyer persona significa?

Como vimos, buyer persona é o seu cliente preferido, ideal, aquele com quem você certamente fechará negócio, ou melhor, uma representação dele. Isso significa que, a partir de dados reais colhidos em seu banco de clientes e baseados em seu público-alvo, você poderá identificar características comuns nos compradores e reuni-las em uma só pessoa, criando assim o seu cliente ideal.

Mas não se esqueça de avaliar clientes insatisfeitos também. Afinal, eles também fazem parte do seu público-alvo e não devem ser ignorados.

Qual a diferença entre buyer persona e público-alvo?

Embora pareça a mesma coisa, existe diferença nos conceitos de buyer persona e público-alvo. E eles não devem ser confundidos.

Público-alvo é a parte da sociedade ou comunidade para quem seus produtos ou serviços são vendidos. É um grupo mais abrangente, que pode envolver homens e mulheres de diferentes idades e características.

A buyer persona é uma pessoa que você imagina, baseando-se no seu público-alvo, que reúne todas estas características, ou seja, é alguém que você cria para direcionar seu foco na hora de vender ou apresentar seu produto ou serviço. A buyer persona é bem mais limitada e restrita que o público-alvo. Porém, torna muito mais fácil apontar uma direção na hora de desenvolver estratégia de marketing e venda.

A construção de buyer persona é fundamental para a estratégia de Marketing Digital

Construir a buyer persona é fundamental no desenvolvimento da estratégia de Marketing Digital. Isso porque é a partir dela que você vai atingir as pessoas que deseja e, com isso, obter melhores resultados. Não tendo uma pessoa para servir de guia, é mais provável que você perca alguns pontos importantes na estratégia, deixando de falar especificamente o que esse cliente quer ouvir.

Vamos ver alguns motivos que mostram como é importante construir uma buyer persona e em que pontos ela vai ajudar:

    • Apontar qual o conteúdo que você necessita para chegar até seus objetivos;
    • Definir o estilo e o tom da conversa, ou seja, de como o conteúdo deve ser exposto;
    • Dar foco ao desenho da estratégia de marketing, apontando qual o público que será destinado;
    • Definir os tópicos a serem escritos;
    • Entendendo o que é buyer persona e as suas vantagens, você deverá tomar seu cliente típico como base para a criação, respondendo algumas questões que auxiliarão a definir o perfil da persona.
    • Características psicológicas e físicas do cliente;
    • Qual o tipo de assunto que ele se interessa;
    • Atividades profissionais e pessoais que ele realiza;
    • Nível de instrução;
    • Desafios, dificuldades e objetivos;
    • No caso de empresa, o tipo e quem compra a solução.
    • Conhecendo quem compra seu produto ou serviço você terá uma boa base de dados a respeito do seu consumidor para criar a buyer persona.

      Como criar uma buyer persona?

      Agora que você já tem todas as informações necessárias, pode começar a criar a sua buyer persona detalhando o seu perfil. Primeiramente, crie um personagem com nome, sexo, idade, cargo, ramo de atuação, escolaridade, meios de comunicação que utiliza, seus principais objetivos e desafios.

      Depois, é só dar um nome a esse personagem. O fato de dar nome às personas faz com que elas pareçam mais reais e possam ser identificadas pela equipe, determinando a estratégia a ser utilizada para atingir aquele cliente específico.

      blog

      Ficou claro o que é buyer persona? Comente aqui o que achou deste post e se tem alguma dúvida sobre este tema!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!