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Por que a agilidade no gerenciamento do marketing digital depende da ferramenta blog?

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A estratégia de marketing digital da sua empresa já inclui o uso de um blog? Esta é uma ferramenta essencial para agilizar o processo de divulgação e o gerenciamento do marketing digital da sua marca, tanto que todas as grandes empresas já investem no compartilhamento de conteúdo online. O segredo para se tornar uma referência na sua área de atuação é criar um espaço com artigos relevantes, visual interessante e usabilidade para garantir uma boa experiência ao visitante. Saiba mais:

Vantagens do blog no gerenciamento do marketing digital

Quanto mais forte a empresa investe no gerenciamento do marketing digital, melhores são os resultados obtidos. Isso significa fazer uma boa pesquisa para conhecer o público-alvo e, com base nas informações coletadas, estruturar um plano que ajude a fortalecer a imagem da empresa. Redes sociais, por exemplo, são ferramentas que ajudam a criar mais um canal de comunicação entre o consumidor e a marca. Por isso, são ferramentas que ajudam a aproximar a empresa do cliente.

Um plano de marketing deve incluir estratégias que envolvam mídias como o Facebook e o Twitter. Mas, para garantir um bom gerenciamento do marketing digital também é preciso criar um espaço em que seja possível transmitir conhecimento e engajar o cliente. Os blogs são ferramentas ideais para isso: ambientes descontraídos em que é possível desenvolver conteúdos úteis para o cliente da marca.

Isso é muito importante para a construção da imagem da organização. Vamos usar como exemplo uma empresa que fabrique ração para coelhos. O blog desta fábrica poderia conter artigos sobre os alimentos proibidos para coelhos, como viajar com eles e dicas para garantir a saúde dos animais. Se os conteúdos forem bem estruturados, os donos destes animais encontrarão estes artigos quando fizerem pesquisas relacionadas a eles na Internet.

Se os conteúdos forem, de fato, relevantes e bem embasados, estas pessoas passarão a identificar a empresa como uma fonte confiável de informações. Daí para conhecerem e comprarem os produtos desenvolvidos pela marca são só mais alguns passos. Isso significa que, além de fortalecer a imagem da sua marca entre os clientes antigos, o blog é uma ferramenta que ajuda a atrair novos consumidores e, por isso, traz resultados mais rápidos para o gerenciamento do marketing digital.

Como usar o blog como ferramenta de gerenciamento do marketing digital

Para tornar o blog uma ferramenta realmente eficiente no gerenciamento do marketing digital, é preciso investir ao criar um canal atrativo e informativo para que os visitantes tenham uma boa experiência de acesso e voltem a visitar o endereço. Também é preciso garantir que os artigos serão encontrados nas buscas feitas em sites como o Google. Para isso, é essencial:

Agilidade nas publicações

Para que os seus clientes se tornem leitores assíduos do seu blog, é preciso que eles encontrem algo novo com frequência. Por isso, é importante garantir a agilidade nas publicações. Contar com uma ferramenta simples de usar faz toda a diferença nessa hora. Um excelente exemplo é o WordPress – plataforma criada para simplificar a publicação de posts e o gerenciamento dos comentários.

Rotina de publicações

Também é importante manter uma rotina nos artigos compartilhados – de duas a três vezes por semana (quartas e sextas, por exemplo) já é suficiente para iniciar a estratégia digital.

Utilizar uma ferramenta alinhada com as regras de SEO

Para que o seu blog tenha destaque na web, é essencial que os conteúdos estejam adequados às regras de otimização – as famosas estratégias SEO. Palavras-chave, uso de intertítulos, metadescrição interessante, conteúdo relevante e títulos otimizados são algumas dos elementos que devem ser utilizados.

Para facilitar as postagens, é recomendável que a plataforma escolhida esteja alinhada a estas regras e que o blog conte com plugins de SEO, como o WordPress. Estes plugins apresentam ferramentas para contar quantas vezes a palavras-chave aparece no texto, avisar quando o título está longo demais e classificar os conteúdos de acordo com as regras de otimização.

Estar atento à segurança

Um site que está sempre fora do ar, perde visitantes! Portanto, é preciso estar atento à segurança do seu espaço virtual. Para isso, devem ser realizadas manutenções frequentes que ajudem a evitar problemas técnicos e eliminem ameaças virtuais.

Personalizar o espaço

Também é importante personalizar o espaço, para que os clientes consigam identificar a marca pelas cores e outros elementos utilizados no blog – isso é muito importante para realmente fortalecer a imagem da empresa digitalmente.

Usar boas práticas de programação aplicadas ao blog de marketing digital

O bom gerenciamento do marketing digital da empresa depende do uso das ferramentas certas, entre elas as redes sociais e os blogs, do conhecimento do perfil do público-alvo e de estratégias bem planejadas! Também é essencial contar com apoio técnico que garanta um espaço seguro, visualmente atrativo e com excelente usabilidade.

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Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

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