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Por que seu negócio não pode ficar sem otimização SEO?

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Muitas vezes nos preocupamos com o design dos sites, lojas virtuais ou blogs com imagens, cores e demais recursos, no entanto, somente os fatores visuais não são suficientes para fazer com que a página esteja nas primeiras posições de pesquisas dos usuários.

Aliás, estar nas primeiras posições das buscas dos usuários tende a ser muito vantajoso para o seu negócio e, com isso, surge a necessidade de realizar uma otimização SEO. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba o porquê seu negócio não pode ficar sem este recurso.

Escalada e melhor ranqueamento nos buscadores

Será que as pessoas estão encontrando o site da sua empresa quando elas buscam pelos produtos e serviços que você oferece? Se a resposta for negativa, então provavelmente você não está nas primeiras posições dos buscadores, o que faz surgir a necessidade de se fazer uma otimização SEO em todo o site.

Para ter uma ideia, segundo estudo feito em 2013 pela Chitika, quem aparece no primeiro lugar do Google consegue obter cerca de 33% do tráfego de uma pesquisa. Além disso, os sites que estão na primeira página dos resultados de busca ficam com 92% de todo o tráfego de uma pesquisa em média.

Assim, quando se inicia o processo de otimização de SEO, não importa em que posição o site se encontra, pois gradativamente ele passa a subir no ranking e consequentemente começa a receber mais visitas.

Aumento de vendas

Hoje em dia, estar online é quase um sinônimo de novas oportunidades de negócios. No entanto, não existe fórmula mágica se o site da sua empresa não se destaca nas buscas dos usuários.

Por outro lado, quando se investe na otimização SEO, o site, loja ou blog passa a ser encontrado nas pesquisas, crescendo também as chances de aumentarem as vendas. Ou seja, quanto mais visitantes, mais oportunidades.

Fatores importantes na Otimização SEO

Os buscadores trabalham para entregar os melhores resultados para as pesquisas dos usuários. Portanto, o objetivo da otimização SEO é tornar o seu site mais relevante ao público. Veja abaixo alguns pontos importantes que o SEO trabalha.

Conteúdo de qualidade e arquitetura de informação

Há quem diga que a qualidade de conteúdo não interfere no ranqueamento de um site. Em partes esta afirmação até faz alguns sentido, já que os buscadores não têm como avaliar se um conteúdo está bem escrito.

No entanto, os scripts dos buscadores conseguem medir a relevância de um conteúdo conforme o comportamento dos usuários. Ou seja, se os usuários clicam no seu link e rapidamente voltam para o Google para tentar outro link, então isto indica que eles não estão satisfeitos com o conteúdo. Assim, esta taxa de rejeição tende a derrubar o seu site nos resultados, dando espaço para a concorrência.

Performance e velocidade de carregamento

O objetivo dos buscadores é sempre entregar os melhores resultados para as pesquisas dos usuários. Mas será que é possível ter um site relevante se ele for lento para carregar? Mesmo que você tenha um site com bons conteúdos e um ótimo layout, será que os visitantes estão dispostos a esperar ele carregar caso demore?

Em 2010, o Google anunciou que iria passar a contar a velocidade de carregamento de um site como um critério relevante para posicioná-lo. Ou seja, quanto mais rápido o site, melhor será a experiência para os usuários e melhor será o seu posicionamento nas buscas.

Vale lembrar que a lentidão também esbarra nos usuários de dispositivos móveis, uma vez que este público costuma sofrer com conexões mais lentas. Assim, ter um site leve e responsivo para uso em dispositivos móveis também possui grande relevância para o posicionamento nas buscas, o que lhe dá mais um motivo para começar hoje mesmo a sua otimização SEO.

Navegabilidade

Dentro do processo de otimização SEO, ter uma boa estrutura de navegação no site ajuda os buscadores a compreenderem melhor a usabilidade.

Além disso, a entrega de uma boa experiência para o usuário ajuda a desenvolver uma imagem positiva e incentiva o compartilhamento e o retorno do público ao site.

Um ponto importante é verificar a qualidade da navegação para que o usuário consiga saber:

– em que página está;

– onde ele estava;

– para qual página ele pode ir.

Assim, é preciso sempre focar na qualidade de entrega das informações, pois se os usuários tiverem dificuldades, provavelmente o site aumentará a sua bounce rate (taxa de abandono/desistência).

Sem dúvidas, investir na otimização SEO é um grande diferencial para a sua empresa se destacar online, trazendo um público segmentado para o seu site. No entanto, é preciso contar com o apoio de profissionais qualificados para se conseguir um resultado satisfatório.

Nós da Incuca somos especializados em otimização SEO e estamos preparados para ajudar o site da sua empresa a estar nas primeiras posições do Google e demais buscadores. Assim, com a conquista de mais visitantes, você conseguirá gerar mais negócios por meio da Internet. Portanto, conte conosco!

E você, já faz otimização SEO em seu site? Compartilhe conosco sua experiência!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

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