Aplicativo

Quais as principais etapas do desenvolvimento de app? Entenda os pontos críticos

A cada ano, o número de aplicativos para celulares cresce conforme o uso desses aparelhos. Dentre a diversidade de apps já existentes, muitas empresas optam por este recurso por representar um ótimo investimento para seus negócios.

Sejam pequenas ou grandes empresas, é possível criar aplicativos que promovam a interação com o público, aumentem as vendas, entre outros benefícios. No entanto, o desenvolvimento de app nem sempre é tão simples quanto se imagina, por isso, antes de contratar um desenvolvedor, é preciso conhecer quais as principais etapas e os pontos críticos para o desenvolvimento de app. Confira.

aplicativo

Adoção da tecnologia

A primeira etapa para o desenvolvimento de app é basicamente selecionar a tecnologia que será utilizada. Neste caso, a escolha correta vai de encontro com as necessidades do aplicativo. Por exemplo, saber onde, para que será e quem irá utilizá-lo é fundamental para a escolha correta da tecnologia.

De qualquer modo, é preciso conhecer os tipos de tecnologias por trás dos aplicativos, que neste caso, se resumem em nativos ou híbridos. Veja a diferença entre eles.

Nativos

São desenvolvidos especificamente para uma determinada plataforma, que neste caso, podem ser Android, iOs, Windows Phone, entre outros. Os aplicativos nativos rodam diretamente no celular.

Vantagens:

– desfrutam de acesso às funcionalidades do dispositivos como sensores, GPS, câmera, calendário, entre outros;
– podem funcionar sem a necessidade de Internet;
– possuem bom desempenho gráfico.

Desvantagens:

– necessidade de mão obra para o desenvolvimento de app nas diversas plataformas.

Híbridos

São parcialmente nativos e parcialmente web. Estes aplicativos podem ser baseados em HTML5 e são instalados localmente nos dispositivos, porém necessitam de acesso à Internet para funcionarem completamente.

Vantagens:

– são multiplataformas, isto é, podem ser executados em diversas plataformas utilizando uma única linguagem de programação, reduzindo custos e proporcionando mais agilidade na produção.

Desvantagens:

– necessidade de acesso à Internet para funcionarem corretamente;
– possíveis incompatibilidades com outros plugins.

Mockup de telas

Outra etapa muito importante no desenvolvimento de app é o mockup de telas, que é basicamente a ilustração visual do aplicativo. Este recurso é utilizado para mostrar todos os itens que serão incluídos em cada página.

O mockup ajuda também a ilustrar as características, conteúdos e botões que devem aparecer em cada tela, para que a equipe do projeto possa analisar a interface gráfica e entender melhor as características de cada uma e como elas deverão funcionar.

Mudanças durante o projeto

Assim como o projeto de qualquer software, o desenvolvimento de app requer o uso de metodologias adequadas para evitar retrabalhos, tempo adicional, custos extras e insatisfação de clientes.

Por esta razão, o uso de metodologias ágeis é fundamental para obter sucesso no projeto. Assim, em vez criar o app por completo, utilizam-se fases incrementais nas quais cada parcela do projeto é repassada ao cliente e, obtendo sua aprovação, o projeto segue adiante.

A grande vantagem de se optar por uma metodologia flexível (no caso, a metodologia ágil), está na possibilidade de priorizar funcionalidades do app, além da facilidade de aplicar mudanças durante o projeto sem que haja prejuízos para o cliente e para o desenvolvedor.

Manutenção e evolução

Quando se fala em desenvolvimento de app, é preciso observar que este é um processo contínuo. Ou seja, não basta criar um aplicativo e esperar que este funcione corretamente para sempre. É preciso estar atento a possíveis problemas que possam ocorrer ao longo do tempo, além de incompatibilidades que possam surgir conforme novas tecnologias passem a existir.

Outro ponto importante está na evolução do aplicativo. Mesmo após a sua conclusão, é preciso observar o que poderá ser melhorado ou criado para as próximas versões.

Para todas essas etapas de desenvolvimento de aplicativos, é preciso contar com uma empresa especializada neste tipo de projeto e que atue com metodologias adequadas para satisfazer seus clientes.

Gostou do post? Veja mais artigos sobre desenvolvimento de aplicativos!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!