Software

Software as a Service como modelo de negócio escalável e lucrativo

InCucaSaaS

O Software as a Service (SaaS) veio para revolucionar a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) das empresas e trazer soluções otimizadas para quem oferece serviços. Um sistema que antes exigia altos investimentos e muito trabalho para ser implementado, agora pode ser realizado com pouco tempo, de forma mais econômica e permite uma taxa de lucratividade maior para o negócio. Diante da necessidade de crescimento, o SaaS é uma alternativa eficiente de baixo custo.

1. O que é software as a service (SaaS)?

O SaaS representa uma solução para a infraestrutura de TI, eliminando a necessidade de investimentos na aquisição, instalação, atualização e manutenção de hardwares (servidores) e softwares (sistema de gerenciamento operacional) para um Data Center local, e transferindo os serviços oferecidos para um sistema em nuvem. Os modelos podem ser adequados às necessidades da empresa por meio das funcionalidades configuráveis oferecidas pelo fornecedor da Cloud Computing.

2. Quais os benefícios do SaaS?

Além da redução de custos mencionada no tópico anterior, o Software as a Service oferece maior segurança contra a perda parcial ou total de dados e acessos não autorizados. Além disso, mobilidade com serviços acessíveis pelo cliente e gestor a qualquer momento e de qualquer lugar por meio de e um dispositivo móvel conectado à Internet, continuidade do negócio com acesso a clones do sistema durante uma queda do servidor principal, escalabilidade para a empresa crescer de forma sustentável e muito mais.

3. Como o SaaS pode otimizar o seu negócio?

Muitas empresas ainda possuem servidores próprios (locais ou externos) e oferecem serviços através de um software que exigem o download para serem executados. Porém, o SaaS entrega serviços estruturados e executáveis em nuvem por meio de logins e senhas. O método é mais eficiente, pois extingue a necessidade de downloads e instalações demoradas, o que ocupa muito espaço no computador dos clientes. Além disso, todos os benefícios apresentados tornam o seu produto ou serviço muito mais atrativo, aumentando a taxa de aquisição e permanência de clientes na empresa.

Outra forma interessante do Software as a Service otimizar o negócio é a escalabilidade sob medida oferecida pelo fornecedor de Cloud Computing. As vantagens do SaaS são tão grandes que, ao transferir o negócio para a nuvem, a empresa logo precisará de mais espaço para crescer, e poderá contar com todo o espaço necessário para o desenvolvimento sustentável sem a necessidade de investimentos em novos equipamentos (hardwares), mais potentes.

A relação custo x benefício do Software as a Service deve garantir um rápido retorno do investimento e tornar o negócio tão lucrativo que poderá até despertar o interesse de investidores.

Software na InCuca

O papel da TI

A Incuca possui o know how para apoiar você nessa empreitada de tornar o seu negócio mais lucrativo. Com a ajuda de especialistas na área de TI, seremos sua parceira no desenvolvimento de softwares específicos, aplicativos, loja virtual, website da empresa, blog corporativo e performance de SEO (Search Engine Optimization). E tem mais: você terá total apoio na transferência dos serviços para a nuvem e hospedagem com eficiência organizacional.

E você, já conta com o SaaS para otimizar o negócio? Conta para a gente nos comentários!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!