Loja Virtual

Saiba como abrir uma loja virtual de sucesso na Internet

saiba-como-abrir-uma-loja-virtual-na-internet

Assim como a criação de qualquer negócio, para abrir uma loja virtual é preciso seguir alguns passos e tomar alguns cuidados. Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para você que deseja montar uma loja virtual e vender online. Acompanhe!

Loja Virtual na InCuca

Estude o nicho de mercado

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, estudar o nicho em que se pretende atuar é um fator primordial para o sucesso do empreendimento.

Estudar o nicho de mercado vale tanto para quem deseja abrir um novo negócio, quanto para quem já possui uma loja física, pois os consumidores online podem possuir diferentes necessidades, ser mais exigentes, ou ter maior poder de escolha, entre outros fatores.

Desta forma, é preciso estudar o comportamento do consumidor, a concorrência, a saturação do mercado e quais as chances da empresa crescer online dentro do nicho escolhido. Portanto, se você deseja saber como abrir uma loja virtual de sucesso, vale a pena estar atento.

Requisitos jurídicos legais

Para montar uma loja virtual de sucesso também é preciso se adequar às especificações jurídicas e legais que garantem a legalidade do site. Esta ação amplia a confiança do consumidor e a credibilidade da empresa.

Veja abaixo como abrir uma loja virtual de acordo com os principais requisitos legais que as lojas virtuais devem ter:

Identificação: o site deve manter em locais visíveis dados como razão social, CNPJ, telefone, e-mail, endereço, entre outros meios de identificação e contato.

Informações claras: as informações contidas na loja virtual devem ser claras, para que não haja dúvidas para os consumidores. Por exemplo, os produtos devem ser especificados com suas características, preços claros, frete, forma e prazo de pagamento.

SAC: para que consumidores possam ser atendidos antes e após as vendas.

Políticas da loja: o site deve conter informações quanto às condições de trocas, devoluções, condições de uso e arrependimento da compra conforme o código de defesa do consumidor. Além disso, deve existir uma política de privacidade para resguardar os dados dos clientes cadastrados.

Contrate uma empresa para guiar o desenvolvimento

Quando se deseja saber como abrir uma loja virtual, muitos empresários acabam passando por grandes dificuldades com o desenvolvimento do site e demais assuntos técnicos.

Neste caso, recomenda-se contratar uma empresa para guiar o desenvolvimento e cuidar de todos os assuntos técnicos como design, código, identidade visual, entre outros.

Dentre as diversas vantagens de se contratar uma empresa especializada, é possível destacar que o empresário poderá focar exclusivamente em seus negócios, sem ter que se preocupar com assuntos técnicos. A qualidade e o profissionalismo da loja virtual desenvolvida também são vantagens que valem a pena ser ressaltadas.

Fornecedores e logística

Saber como abrir uma loja virtual também vai além do desenvolvimento do site e escolha dos produtos. Isto porque é fundamental avaliar e selecionar os fornecedores e a logística adequada para sua empresa.

No caso dos fornecedores, recomenda-se buscar referências, conhecer o histórico da empresa e sempre ter mais de uma opção de fornecedor em sua lista.

Para a logística as recomendações são semelhantes, porém é interessante criar parcerias com transportadoras de sua escolha, a fim de reduzir as tarifas de frete para seus clientes.

Formas seguras de pagamento

Saber como abrir uma loja virtual de sucesso também requer estar atento às formas seguras de pagamento.

Além de gerar maior segurança, este quesito traz maior credibilidade para a loja virtual, pois os clientes não sentirão receio em inserir seus dados pessoas durante as compras.

Opções como PagSeguro, Paypal e Bcash, são excelentes para receber pagamentos com agilidade e segurança para quem compra e para quem vende.

Loja virtual sob medida

Atualmente existem diversas opções de plataformas com facilidades para quem deseja montar uma loja virtual. No entanto, a grande desvantagem desse modelo é a falta de opções em otimização.

Em outras palavras, o empresário muitas vezes fica com opções restritas de layouts, formas de pagamento, categorização dos produtos, entre outros detalhes.

Por outro lado, a criação de uma loja virtual sob medida traz exatamente o que o empresário deseja, além de ser facilmente ajustada posteriormente conforme as suas necessidades. Portanto, se você deseja saber como montar uma loja virtual, vale a pena contar com profissionais que desenvolvam um projeto sob medida para sua empresa.

Saber como abrir uma loja virtual de sucesso é uma tarefa que exige empenho de qualquer empresário. Conforme vimos nas dicas, é preciso planejar todas as etapas tanto na construção do site, quanto na hora de vender e entregar os produtos.

Portanto, em meio às diversas atividades nas quais o empresário deve focar, vale a pena contar com o apoio de uma empresa para realizar o desenvolvimento da loja virtual e cuidar de todos os assuntos técnicos relacionados.

Ficou com alguma dúvida sobre como abrir uma loja virtual? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!