Website

Saiba como utilizar a inovação tecnológica e a criatividade para empreender

novação-tecnológica

A agilidade das novas tecnologias na nuvem, nuvem híbrida e sistemas virtualizados que apresentam tempos de desenvolvimento menores, permitem modificações rápidas e significativas no uso da computação, e estão por trás das mudanças de inovação tecnológica no mundo empresarial, na forma de consumo de produtos e serviços, e no sucesso das empresas.

Essa convergência da computação em nuvem, mobilidade, plataformas sociais e Big Data estão deslocando o eixo do poder das empresas para as pessoas, sejam clientes ou funcionários. A sociedade e as empresas estão cada vez mais digitais e a tecnologia está praticamente em todas as atividades da empresa.

Saiba, a seguir, como utilizar a inovação tecnológica e a criatividade para empreender.

Website na InCuca

Inovação tecnológica e disrupção

O termo disrupção foi lançado em 2015 pelos professores da Harvard Business School, Clayton Christensen, Rory McDonald e Michael Raynor que publicaram o artigo What is Disruptive Innovation? E, é usado para descrever a inovação tecnológica, serviço e produto acessíveis que utilizam uma estratégia disruptiva para derrubar uma tecnologia acessível existente no mercado.

Ao criar um novo mercado de consumidores, com uma nova base de usuários, torna obsoleto o mercado, e desestabiliza as empresas que até então eram líderes no setor. Alguns exemplos dessas disrupções aconteceram nas indústrias da música (Spotify), dos filmes (Netflix), dos livros (Kindle) e da educação (Coursera, EDX), dentre outros. Há também, várias das empresas que sofreram disrupção e estão por aí firmes e fortes, como é o caso da IBM e da Xerox.

Há algum tempo os mercados vão sendo alterados por inovações. Porém, as mais disruptivas das inovações são uma minoria comparadas com as inovações revolucionárias, que introduzem uma inovação de maior performance no mercado.

Uma tecnologia revolucionária introduz produtos com novas características ou melhoradas. Este é o tipo de inovação que mais frequentemente substitui o obsoleto do mercado.

Inovação tecnológica e criatividade

A inovação tecnológica e a criatividade são estratégias utilizadas como diferenciais para criar uma cultura corporativa, manter e prosperar as empresas que a cada dia se reinventam e descobrem novas formas de ampliar sua participação no mercado cada vez mais disjuntivo.

Esse processo de inovação está fortemente vinculado a capacidade de lidar com as novas e dinâmicas tecnologias, e transformar estas ferramentas em vantagem competitiva. Por isso, o processo de inovação está ligado às tecnologias e a criatividade, porque desenvolver novas possibilidades tecnológicas pode representar liderar um mercado, se manter nele ou falir.

Inovação tecnológica e empreendedorismo

A inovação tecnológica é fundamental para gerir uma empresa sustentável, portanto estar aberto a novas ideias e atividades internas e externas de governança viável e eficaz são maneiras de acelerar o progresso do negócio.

Implementar uma inovação tecnológica de valor como força propulsora e renovadora no seu negócio é uma ação muito importante, porque o mercado evolui constantemente e a sua empresa precisa acompanhar esse crescimento.

Mais do que assegurar a sobrevivência da empresa, um sistema sob medida eficiente permite ajudar empreendedores a alcançar seus objetivos com uma visão mais contemporânea e inovadora, auxiliando o crescimento das empresas para atuar em ambientes competitivos.

Participe e compartilhe conosco suas ideias no espaço reservado aos comentários!E se quiser saber mais sobre os sistemas sob medida da InCuca – Soluções Tecnológicas, entre em contato.

Sobre o autor

Carla Adiers Stefanello

Carla é uma aquariana apaixonada por Linguística e Tecnologia. Seu instrumento de trabalho é produzir e editoriar textos, adequando-os à circulação digital. Para sua atuação profissional qualificada é Graduada em Letras-Português/Inglês - UNICRUZ/RS (2000), Pós-Graduada Especialista em Linguagem e Comunicação - UNICRUZ/RS (2003), Mestre em Letras: Estudos Linguísticos - UPF/RS (2007), Pós-Graduanda Especialista em Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital (2016) - UNISUL/SC. Fez cursos de formação profissional de idiomas nas Escolas ILAC - Toronto/Canadá (2000) e VEC - Vancouver/Canadá (2010). Trabalhou como professora de idiomas Português/Inglês e Literatura. Atualmente, é Content Manager na InCuca Tecnologia.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!