Performance SEO

SEO Marketing para agências de Marketing e Conteúdo Digital

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Atualmente, estar online é sinônimo de novas oportunidades para agências de Marketing Digital e Conteúdo Digital. E, obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca com SEO Marketing é fundamental para atrair novos negócios, criar relacionamentos e fidelizar clientes em um dos mercados de maior crescimento, especializado em ambientes digitais desenvolvidos por empresas de sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida.

De acordo com o Statcounter Global Stats, quase 97% das pesquisas realizadas na internet são feitas no Google. Para se ter uma ideia, são mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas mensalmente. Dessa forma, obter um bom posicionamento nesse mecanismo de busca é uma maneira bastante eficaz de destacar a sua marca diante dos olhos do público. É exatamente para proporcionar boas colocações no ranqueamento que investir em SEO Marketing é tão importante.

Confira, no post de hoje, como fazer SEO Marketing para ganhar posicionamento e destaque de maneira prática e simples.

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O que é SEO Marketing?

O significado de SEO é Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. São técnicas utilizadas para que páginas (blogs, sites, etc.) sejam melhor compreendidas pelos mecanismos de busca, tornando-as “localizáveis” pelo seu público de interesse.

Buscadores, como o Google, utilizam algoritmos complexos para pontuar cada site a fim de descobrir qual deve ser melhor classificado para aparecer entre os primeiros resultados em determinadas buscas. Uma vez que há muitos sites e páginas concorrentes – você sabia que o volume de dados criados somente nos últimos anos já foi maior do que a quantidade total produzida em toda a história da humanidade? – obter um bom posicionamento é fundamental para que a sua marca e o seu conteúdo apareçam para o público enquanto realiza uma busca.

O SEO Marketing torna-se ainda mais fundamental quando se sabe que mais de 60% dos acessos estão apenas nos três primeiros links exibidos nos resultados de uma busca e que 90% dos processos de compra atualmente iniciam no ambiente digital. Assim, é essencial utilizar técnicas de SEO para melhorar a pontuação e a classificação de seu site, visando conquistar melhor posicionamento, maior atenção e o máximo número de cliques dos seus clientes.

3 táticas de SEO Marketing para ganhar posicionamento nos sites de busca

#1 Crie conteúdo relevante e de qualidade

Esta estratégia de SEO Marketing possibilita alavancar posições por meio do engajamento, não apenas através de artigos e blogs, mas também da disponibilização de e-books, podcasts, tutoriais e vídeos. Tudo isso com o objetivo de acompanhar o interesse dos usuários, aumentando o alcance do seu conteúdo e tornando o seu canal e a sua marca referências para o público. Ter um material atrativo e útil, que apresente baixa taxa de rejeição (quando o visitante entra na página e logo depois a abandona), ajuda a melhorar o posicionamento do seu site junto aos buscadores.

#2 Atualize o site com frequência

Quem produz conteúdo coloca constantemente o seu conhecimento à prova. Para ganhar posicionamento utilizando as ferramentas do SEO Marketing é preciso se fazer presente na vida de seu target, demonstrando que sua empresa está atualizada e de olho nas novidades e tendências da sua área. Assim, mais pessoas acessarão com maior frequência o seu conteúdo, ajudando a fidelizar e a criar relacionamento com o seu público – além, é claro, de auxiliar a melhorar sua taxa de relevância e posicionamento nos buscadores.

#3 Utilize estrategicamente as palavras-chave

Esta é uma etapa bastante importante para o SEO Marketing, já que não adianta aparecer em primeiro lugar na busca por uma palavra-chave que poucos querem encontrar ou que não atinge diretamente o seu público-alvo.

O ponto inicial para a otimização é considerar palavras que estejam baseadas em seu nicho de mercado e que sejam, de fato, utilizadas por potenciais clientes quando realizarem buscas. Verifique os logs do servidor e os relatórios do Google Analytics para determinar quais palavras já atraem as pessoas para o seu site. Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo, algumas ferramentas de análise e mapeamento dos links utilizados por eles; analise as palavras e mapeie quais páginas geram maior tráfego. Ferramentas como o Keyword Planner, que fornece dados de pesquisas realizadas pelos seus clientes, também podem ser grandes aliadas em seu planejamento de palavras-chave.

Entretanto, depois de descobrir quais são as melhores palavras-chave, não basta apenas repeti-las de modo aleatório em seu site – essa prática é conhecida como SEO black hat e é considerada antiética, podendo prejudicar o seu site, uma vez que o seu público pode perceber o truque e abandonar o canal, prejudicando o seu ranqueamento.

Há uma máxima que afirma que a melhor forma de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele. Esse é um dos princípios do SEO Marketing. Otimizando o seu site com técnicas de SEO, você poderá ganhar posicionamento e destaque na internet – além de conquistar novos clientes e negócios.

Você ficou com alguma dúvida sobre como fazer SEO Marketing para ganhar posicionamento e destaque na internet? Quer saber mais a respeito? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando o nosso blog!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

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