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Site personalizado e site comum: quais as diferenças para a sua escalada digital

As ferramentas para construir um site de maneira gratuita estão acessíveis a todos. Ao desenvolver seu website empresarial, há a opção de utilizar templates e layouts prontos. Mas será que essa é a melhor forma de promover sua marca no ambiente digital, em um mercado tão competitivo? Ou seria melhor investir em um projeto de site personalizado? Quais são as vantagens dessa modalidade? Tire suas dúvidas sobre o assunto com as dicas a seguir.

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A cilada do site comum e as vantagens do site personalizado

Sites comuns, à primeira vista, têm a vantagem de possuir baixo custo de implementação. Porém essa é apenas uma vantagem superficial e de curtíssimo prazo. Por se tratar de um template disponível a qualquer usuário e já utilizado por outras empresas – podendo, inclusive, ter sido escolhido por um concorrente de seu negócio –, ele perde relevância em relação ao site personalizado em médio e longo prazo. E, como agravante, é possível que a experiência de navegação do seu público-alvo seja comprometida justamente por ter um template comum que pode gerar confusão dos usuários.

Outro ponto negativo dos sites comuns não recai só na experiência dos visitantes como, também, na escalada do seu negócio na internet. Já um site personalizado, com layout, front-end e back-end pensados para atender às necessidades específicas da sua empresa, é um grande aliado em agregar relevância para o conteúdo e, por consequência, para a imagem e reputação de sua empresa.

Como o site personalizado pode ajudar em seus negócios

Um site personalizado tem a vantagem de implementar de forma mais orgânica e eficaz suas estratégias de conteúdo, levando em conta as necessidades de sua persona (personagem semificcional criado a partir de dados reais de seu cliente ideal), a otimização de SEO por meio das palavras-chave mais relevantes em seu segmento, monitoramento de tráfego, etc.

Se considerarmos que sua persona valoriza e considera a experiência de navegação um diferencial para manter relacionamento com uma empresa – o que é cada vez mais comum nos mais diversos segmentos de negócio – ter um site personalizado garante não apenas a sustentabilidade, como também, o crescimento e a evolução de sua escalada digital.

Investir em um site personalizado é garantir que sua estratégia de conteúdo esteja bem estruturada e coerente com os seus objetivos. Lembre-se: não adianta ter um conteúdo incrível se ele não estiver disponível de modo atrativo e responsivo em seu site.

O conceito de diferencial de mercado aplica-se à experiência do seu público com o site da mesma forma que, por exemplo, merchandising visual e atendimento aplicam-se no dia a dia de um negócio presencial.

Quando uma empresa opta por desenvolver um site personalizado, ele será criado sob medida a partir de suas necessidades e das demandas de sua persona, sendo otimizado e planejado de maneira única, diferenciando sua marca de seus concorrentes, gerando um canal de comunicação, relacionamento e vendas totalmente funcional e alinhado às melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado.

Outra vantagem do site personalizado é que, normalmente, ele é contratado junto a um serviço de suporte técnico, que efetuará, de modo rápido e assertivo, eventuais reparos e ajustes necessários – solução que não está disponível aos sites comuns.

A melhor solução

Analisando as características do site comum e do site personalizado, fica claro que o segundo modelo apresenta vantagens expressivas sobre o primeiro. O site comum pode parecer uma solução mais prática, já que uma opção padrão pode ser criada com poucos cliques. Entretanto, dessa forma, seu site já nascerá defasado e sem atrativos e, quando surgir o primeiro problema, você terá de fazer um investimento maior do que o de um site personalizado e, no final, ainda vai ter uma página com aparência e recursos amadores, prejudicando a credibilidade e a imagem de sua marca, sua escalada digital, além, é claro, de fazer com que você perca negócios.

Já o site personalizado pode se tornar uma ferramenta de atração e encantamento de seus clientes, oferecendo uma experiência de navegação positiva e funcional, totalmente alinhada às melhores práticas do mercado e ajudando nas vendas de sua empresa. Conforme estudo, 86% dos consumidores afirmam que a personalização desempenha um papel decisivo em suas decisões de compra, e 78% acreditam que as empresas que oferecem conteúdos e canais customizados realmente estão interessadas em manter relacionamento com seu cliente.

Qual é a sua opinião sobre o tema? Sua empresa já possui um site personalizado? Conte para nós nos comentários e siga no blog para ficar por dentro de outras discussões.

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

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