Aplicativo

Transforme projetos em aplicativos para celular

Os aplicativos para celular surgiram há pouco tempo e rapidamente esta tecnologia passou a fazer parte de um mercado que move milhões de dólares anualmente. A prova disso é que esta tecnologia tem superado diariamente os limites da inovação, e por meio do celular é possível otimizar atividades do dia a dia, fazer compras online, adquirir serviços, estudar, entre outras vantagens.

No setor corporativo, quem pretende se destacar em seus nichos, deve avaliar a possibilidade de aderir a esta tecnologia em suas empresas, mas para isso, é preciso saber como transformar projetos em aplicativos. Confira!

aplicativo

Mercado de aplicativos no Brasil

Segundo a Vision Mobile, em 2016 serão gerados 143 bilhões de dólares com o mercado de apps no mundo.

No Brasil, estima-se que até lá, seremos o 4º mercado mundial de smartphones e este número irá refletir diretamente na quantidade de aplicativos que serão utilizados. Segundo a IDC (International Data Corporation), a tendência é que os apps sejam criados como soluções diferenciadas para os usuários, e não apenas como aplicativos institucionais.

Facilidades dos aplicativos

Além dos conhecidos jogos para passar o tempo, os aplicativos para celular têm se tornado comuns pela sua capacidade de trazer soluções na palma da mão dos usuários. Algumas vantagens dos aplicativos são:

  • Facilita a comunicação com clientes;
  • Possibilita comprar e vender produtos e serviços;
  • Facilita encontrar lugares, produtos/serviços;
  • Agrega conhecimentos.

De projetos para aplicativos

São diversos os casos em que desenvolvedores de aplicativos para celular criam soluções inovadoras. Mas para a criação desses recursos, é preciso observar as necessidades do mercado e avaliar o que pode ser desenvolvido.

No geral, a maioria das ideias para a criação de aplicativos para celular surge a partir das necessidades de empresas e pessoas. Lojas virtuais que observam grande tráfego de visitantes acessando o site por meio de dispositivos móveis possuem ótima perspectiva para criar aplicativos para compras via celular, por exemplo, e os aplicativos para chamar táxi de qualquer lugar pelo celular também são fruto dessas necessidades.

Desta forma, para que um projeto se torne um aplicativo é preciso observar casos onde há a interação entre participantes, necessidade de soluções para determinado problema, criação de funcionalidades específicas, entre outros.

A importância do MVP no projeto

Quando se deseja transformar projetos em aplicativos para celular é preciso conhecer a viabilidade deste recurso no mercado. Este é o ponto que muitos empresários temem, pois ninguém deseja perder capital de investimento. Para isso, é necessário montar o MVP do projeto para conhecer o nível de aceitação do aplicativo pelo público.

O MVP nada mais é do que uma versão de teste de um projeto, em que são utilizados os recursos mínimos (capital, mão de obra e tempo) para colocar imediatamente o produto no mercado e receber o feedback do público.

No caso de aplicativos para celular, é fundamental que o MVP seja criado para garantir a certeza do investimento. Um projeto inicial, como um site responsivo, é um ótimo exemplo para conhecer a viabilidade de um aplicativo. Desta forma, a empresa consegue identificar como os usuários estão reagindo ao acessar um site, uma plataforma ou qualquer outro recurso por meio de dispositivos móveis.

Desenvolvimento adequado

Outro ponto de grande importância na hora de transformar projetos em aplicativos para celular é buscar uma empresa qualificada para desenvolvê-lo.

Neste caso, tanto a criação do MVP quanto o desenvolvimento do aplicativo em si devem ser acompanhados por uma empresa de TI que entenda de comunicação e sistemas sob medida. Desta forma, será possível obter um aplicativo de qualidade, com prazos e orçamentos adequados.

O mercado de aplicativos de celular tem crescido muito nos últimos anos e as expectativas para o futuro também são promissoras. As empresas que pretendem se destacar com esta tecnologia devem avaliar seus projetos, e verificar como um aplicativo de celular poderá aumentar a sua competitividade, solucionar um problema ou até mesmo otimizar algum processo.

Gostou do post? Veja mais artigos sobre desenvolvimento de aplicativos!

Sobre o autor

Samuel Adiers Stefanello

IT Director at InCuca. Empreendedor e sócio, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e atualmente graduando em Sistemas de Informação pela mesma universidade.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!