Blog

Tudo que você precisa saber sobre otimização de SEO

Otimização de SEO

O SEO, ‘Search Engine Optimization’ (‘Otimização de Sites para Motores de Busca’), significa melhorar uma página, ou um website inteiro, para ser compreendido pelas ferramentas de pesquisas. A otimização de SEO resulta em melhor posicionamento da plataforma nos resultados de motores de busca como o Google.

A técnica surgiu junto à nova geração de sites de pesquisa (Google, Bing, Yahoo!). Antes disso, a organização de links em relação a resultados era alfabética, assim como nos diretórios web. Hoje em dia, o posicionamento depende da relevância, que é definida por algoritmos, que se baseiam em cálculos que definem o quanto uma página é importante em seu segmento. Um dos algoritmos de busca mais conhecido é o Google PageRank.

O SEO, ‘Search Engine Optimization’ (‘Otimização de Sites para Motores de Busca’), significa melhorar uma página, ou um website inteiro, para ser compreendido pelas ferramentas de pesquisas. A otimização de SEO resulta em melhor posicionamento da plataforma nos resultados de motores de busca como o Google.

A técnica surgiu junto à nova geração de sites de pesquisa (Google, Bing, Yahoo!). Antes disso, a organização de links em relação a resultados era alfabética, assim como nos diretórios web. Hoje em dia, o posicionamento depende da relevância, que é definida por algoritmos, que se baseiam em cálculos que definem o quanto uma página é importante em seu segmento. Um dos algoritmos de busca mais conhecido é o Google PageRank.

Os fatores que influenciam uma boa otimização de SEO ainda são mantidos em segredo pelos sites de pesquisa. Entretanto, ao longo do tempo, foram identificadas as melhores práticas para serem aplicadas na criação e estruturação de um website. Os termos de busca, ou seja, as conhecidas palavras-chave, também influenciam num bom sistema de SEO.

blog

Fatores internos e externos

O SEO é dividido em duas partes: fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados diretamente ao website. É o caso de URLs claras, padrões de rede, títulos de página e da utilização inteligente de tags HTML.

Já os fatores externos analisam como os outros websites se relacionam com o website em questão. Por exemplo: a quantidade de links ou websites apontando para a plataforma e o conteúdo específico do link apontado.

Tudo isso auxilia na pontuação que os motores de busca usam para determinar a relevância da página em questão e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O já citado PageRank do Google utiliza uma pontuação de 0 a 10 para determinar os websites mas notáveis.

Otimização de SEO com programação

Embora seja uma tática relacionada ao marketing digital, o SEO também pode ser (e deve) ser aplicado através da programação digital. Por exemplo: quando queremos destacar um subtítulo com determinada palavra-chave para facilitar as buscas, precisamos usar um recurso de programação chamado Heading Tags (H1, H2, H3).

Para que você compreenda, H1 é abreviação de Header 1, em português Cabeçalho 1. Este é o mais importante dos Headers. De forma conceitual, o H1 apresenta maior destaque, exatamente uma fonte maior, sendo geralmente, o elemento textual mais visível em uma página.

No que diz respeito à otimização de SEO de um website, assim como nos negritos e o Title, a tag H1 é o elemento que o Google usa para determinar o assunto principal em uma página. Nesse caso, o título e o primeiro subtítulo, conceitualmente, definem o conteúdo de uma plataforma.

Palavra-chave na otimização de SEO

Outro elemento imprescindível em um bom SEO é a utilização de palavras-chave. Esses termos ajudam a classificar seu website em relação à posição nas páginas de pesquisa. Aqui se leva em conta aquilo que já destacamos: a relevância.

Significa que as palavras-chave de sua otimização de SEO precisam estar diretamente relacionadas ao conteúdo que seu website apresenta. E isso deve ser aplicado nos diversos pontos do canal, como domínio (se possível), meta descriptions, tags, imagens e texto, entre outros.

Quem procura por alguma coisa na internet espera encontrar exatamente o que está pesquisando. Nesse contexto, a escolha de um bom termo de busca pode até ser uma tarefa difícil, mas de fato trará ótimos resultados para sua plataforma.

A InCuca é especializada em desenvolver soluções tecnológicas sob medida para pessoas, empresas e projetos. Atua nas áreas de infraestrutura, suporte, segurança, manutenção, administração e desenvolvimento de softwares, aplicativos, lojas virtuais, websites, blogs, newsletters e servidores, garantindo o pleno funcionamento, segurança, qualidade e suporte em nossos serviços. Contrate a InCuca na otimização de SEO e garanta sua presença na internet.

Esperamos ter contribuído para seu conhecimento em otimização de SEO. Se restar alguma dúvida, não hesite em nos consultar.

Samuel Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

1 Comentário

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!