Loja Virtual Website

UX Design, UI e IxD: por que conhecer esses conceitos?

UX Design

A área de desenvolvimento digital envolve toda uma estrutura bem organizada e sincronizada. Para que o projeto de sua loja virtual ou website tenha sucesso, o alicerce do UX Design deve estar alinhado. Da mesma forma, UX e IxD são aspectos de igual importância, interagindo com o UX Design como um todo. Não sabe o que são esses conceitos e por que eles são importantes para seu negócio? Descubra a seguir!

O que é UX Design?

UX vem de User Experience ou, no caso, Experiência do Usuário. Quando se fala de UX Design, o foco geralmente está na funcionalidade. Para um exemplo prático, pense em um aplicativo para mobile. Pense em todas as ações realizadas pelo usuário desse dispositivo. Pois bem! O UX Design é justamente todo o caminho de usabilidade que garante a boa experiência do usuário.

Para que esse aplicativo possa ser acessível e garantir a melhor usabilidade, deve-se pensar em todos os aspectos. Nesse caso, o UX Design reúne elementos e metodologias como design de inovação, estrutura, gerenciamento de informações e muito mais!

O que é UI Design?

O Design de Interface, ou UI Design, diz respeito aos elementos visuais apresentados na tela. Se UX Design tem um foco mais estrutural, com wireframes (ou o “esqueleto” do projeto), o UI Design parte para a abordagem estética. Botões, barras, cores, tudo aquilo que se vê é obra de um UI Design bem fundamentado.

O que é IxD?

IxD significa Design de Interação. Na prática, o IxD pega elementos tanto do UX Design quanto do UI Design. A forma como o usuário e um site ou aplicativo interagem entre si é o foco. Ou seja, funcionalidade e estética geram um terceiro aspecto no design e desenvolvimento do produto final. É desse aspecto que se trata o IxD.

Por que é importante utilizar o UX Design?

O UX Design presente em qualquer solução de ambiente digital garantirá que seu usuário consiga utilizá-lo de forma satisfatória. No entanto, para que isso aconteça, é imprescindível saber como o cliente se sente em relação à determinada função.

Um exemplo prático da importância do UX Design em um projeto está na clássica barra de progresso. O serviço Blogger, da Google, após o cadastro do usuário, gera automaticamente o template padrão para uma pré-visualização.

Foi descoberto, porém, que a sensação de algo instantâneo era desconfortável para o usuário. Afinal, era o seu primeiro projeto de blog! A solução? Fazer com que a interface demore alguns segundos de propósito. Pode parecer estranho, mas esse tempo gera confiança para o usuário. Isso é UX Design na prática!

O que um profissional de UX faz?

Um UX Designer será responsável por pensar em toda a logística do produto. Sua principal função no desenvolvimento de um projeto será poder comunicar e traduzir os desejos do usuário. Ou seja, é responsabilidade do UX Designer desenvolver protótipos, wireframes e especificações técnicas.

Como usar UX Design para vender mais?

O foco do UX Design está em oferecer a melhor experiência possível para o usuário. Ao transportar esse aspecto para vendas, o que se ganha é um embasamento maior. Afinal de contas, não se trata de marketing, ou de um conceito difícil de se entregar. Ele é puramente baseado em como processos logísticos de um software contribuem para a experiência final.

Para que o seu projeto seja um sucesso e atinja objetivos de venda, é preciso alinhar metas. É necessário que o usuário final se sinta confortável!

A importância do UX Design

Pode-se dizer que UX Design é a estrutura, o conjunto de mecânicas que dá vida a seu projeto digital. É importante entender, porém, que os conceitos de UI, UX e IxD não são isolados. Afinal, não importa qual é a cor do botão (UI) ou como ele se deforma se isso não abre a opção desejada (UX). E, além disso, não importa se o botão abre a opção desejada se isso não tem relevância para a interação do cliente (IxD).

Tudo é fluido e ciclos de design se entrelaçam, complementando-se e contribuindo para o produto ou serviço ideal! Conhecer mais sobre os conceitos permite que você possa saber como cada um dos elementos de seu projeto ganha forma.

E então, tiramos sua dúvida sobre por que é importante conhecer esses conceitos? Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

Sobre o autor

Lucas Adiers Stefanello

CEO at InCuca. Construtor de ambientes de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais.

Deixe um comentário

Assine nossa newsletter

Não enviamos spans, apenas informações relavantes para melhorar seu ambiente virtual.

Assinatura realizada com sucesso!